• Suit PR/

A Fundação LEGO e a KIRKBI anunciam bolsa de 100M de Coroas Dinamarquesas para apoiar as crianças vulneráveis no Haiti e Afeganistão

A Fundação LEGO e a KIRKBI anunciam bolsa de 100M DKK (Coroas Dinamarquesas) para apoiar as crianças vulneráveis no Haiti e Afeganistão

A Fundação LEGO e a KIRKBI, os donos do Grupo LEGO, anunciaram hoje uma bolsa de 100M Coroas Dinamarquesas (DKK) (equivalente a aproximadamente 13,3 milhões de euros) para apoiar crianças vulneráveis no Haiti e no Afeganistão, em conjunto com a UNICEF, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e a Education Cannot Wait (ECW).

30M DKK irão para a ACNUR, 20M DKK para a UNICEF; e 35M DKK para a ECW. 15M DKK serão distribuídos a seu tempo, de acordo com as necessidades das emergências.

“As crises humanitárias do Haiti e Afeganistão são inimagináveis e intensificadas pela pandemia do COVID-19. Ambos requerem uma resposta que se foque nos impactos imediatos e a longo-prazo”, diz Thomas Kirk Kristiansen, Membro da Direção da LEGO Foundation e representante da 4ª geração da família detentora da LEGO. “A KIRKBI e a Fundação LEGO, como donos do Grupo LEGO, têm uma grande oportunidade para responder às crises. Com a bolsa, esperamos conseguir uma abordagem orientada para apoiar as pessoas do Haiti e Afeganistão – especialmente as crianças que necessitam de proteção urgentemente.”

Antes da crise política atual, quase metade da população do Afeganistão - 18.4 milhões de pessoas (8.2 milhões de crianças) – necessitava de assistência humanitária e proteção. Desde maio de 2021, mais de 500,000 pessoas foram desalojadas, e os direitos das mulheres, famílias e crianças estão em grave risco. De acordo com Autoridade Nacional de Estatística e Informação (NSIA), o Afeganistão tem uma das populações mais jovens e com maior crescimento do mundo, com 46% da população (11.7 milhões de crianças) com menos de 15 anos. Aqueles que fugiram da crise precisam de apoio imediato e contínuo, especialmente famílias e crianças.

“Estas bolsas são uma parte importante no nosso compromisso contínuo em apoiar crianças afetadas por crises. Sabemos que ao darmos atenção às crianças e ao seu acesso à aprendizagem em contextos de crise, especialmente as suas primeiras necessidades de estímulo, podemos fazer a diferença imediata e a longo-prazo. Juntos, esperamos garantir a mais crianças o acesso a serviços de primeira infância e educação necessários para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. Competências sociais e emocionais são vitais para que as crianças consigam ultrapassar os fatores de stress causados pelas situações de crise, e para criar resiliência e se adaptarem às necessidades deste mundo que se encontra em constante mudança.” diz John Goodwin, CEO, LEGO Foundation.

O sismo de magnitude 7.2 que abalou o Haiti a 14 de agosto, seguido pela tempestade tropical Grace, deixou meio milhão de crianças haitianas com acesso limitado a abrigos, água potável, cuidados de saúde e nutrição. Com a ameaça do COVID-19 à saúde e segurança da população do Haiti, a perda e os danos associados a estes desastres naturais mais recentes agravaram a grave situação que muitas crianças e famílias enfrentam.

“Como fundo global dedicado à educação em situações de emergência, a nossa Primeira Resposta de Emergência é impaciente. A educação não pode esperar até a emergência acabar. Graças ao apoio da Fundação LEGO conseguimos estabelecer espaços de aprendizagem seguros para as crianças, e proporcionar apoios psicológico e social sem demoras” diz Yasmine Sherif, Diretora, Education Cannot Wait. “As necessidades de educação durante a primeira infância são centrais para a nossa resposta, em conjunto com outros componentes de educação de qualidade. No Afeganistão, este fundo adicional vai permitir que continuemos a implementar educação comunitária dirigida às crianças mais vulneráveis, com ênfase nas raparigas.”

Para mais informações sobre como a Fundação LEGO apoia crianças em todo o mundo, visite www.LEGOfoundation.com.

Em adição da bolsa de 100M DKK da Fundação LEGO e KIRKBI, Ole Kirk’s Fond apoiou as pessoas do Afeganistão com uma doação de 50M DKK para a Cruz Vermelha na Dinamarca. Visite www.olekirksfond.dk para mais informação.