Lucros do Grupo LEGO sobem 27% em 2021

GRUPO LEGO APRESENTA FORTE CRESCIMENTO ENQUANTO INVESTE NO FUTURO.

As vendas ao consumidor cresceram em 2021, melhorando a possibilidade de a LEGO chegara a mais crianças em todo o mundo.

• Vendas ao consumidor cresceram 22%, no ano completo, em relação a 2020.
  • Lucro cresceu 27%, para 55,3 mil milhões de coroas dinamarquesas (DKK), em comparação com 2020.
  • Lucro operacional cresceu 32%, para 17 mil milhões DKK.
  • Lucro líquido foi de 13,3 mil milhões DKK em 2021, face aos 9,9 mil milhões DKK em 2020. O lucro cresceu enquanto o grupo continuou os seus investimentos estratégicos para o crescimento a longo prazo.
  • Fluxo de caixa foi de 12,9 mil milhões DKK
  • Quota de mercado cresceu nos principais mercados

Billund, 8 de março de 2022: O Grupo LEGO apresentou o relatório do ano de 2021. O lucro cresceu uns sólidos 27% face a 2020, para 55,3 mil milhões DKK, e as vendas ao consumidor cresceram 22% no mesmo período, a um ritmo superior ao da restante indústria dos brinquedos, o que aumentou a quota de mercado globalmente e nos principais mercados.

O CEO do Grupo LEGO, Niels B. Christiansen disse: “Estou muito satisfeito com tudo o que o Grupo LEGO alcançou em 2021. A nossa equipa de mais de 24 mil colegas mostrou um empenho, uma dedicação e uma resiliência tremendos, para que o mundo possa continuar a brincar. A nossa sólida performance financeira permite-nos acelerar os investimentos estratégicos em curso, para nos ajudar a alcançar ainda mais crianças a longo prazo.”

Todos os grupos de mercados apresentaram crescimento de dois dígitos nas vendas ao consumidor, graças ao mais abrangente portefólio de sempre, que aproxima famílias e apela aos construtores de todas as idades e interesses. Os temas mais vendidos incluem LEGO® City, LEGO® Technic, LEGO® Creator Expert, LEGO® Harry Potter™ e LEGO® Star Wars™.

O portefólio de 2021 foi galardoado com 7 prémios Toy of the Year (brinquedo do ano) pela Toy Association, que premeia os principais lançamentos do ano. Este reconhecimento é um prémio à criatividade e jovialidade dos designers da marca e às inúmeras possibilidades do sistema LEGO.

O lucro operacional foi de 17 mil milhões DKK, um aumento de 32% comparado com 2020, apesar dos ambiciosos investimentos estratégicos e de um aumento nos custos de transporte e de matéria-prima. O lucro líquido foi de 13,3 mil milhões DKK, comparado com os 9,9 mil milhões DKK de 2020, enquanto o fluxo de caixa foi de 12,9 mil milhões DKK.

O Grupo apresentou apenas resultados financeiros positivos, tendo também melhorias na satisfação do cliente (NPS) e no envolvimento com a marca, que atingiram os melhores valores de sempre.

Investimentos estratégicos com vista ao crescimento a longo prazo

O Grupo LEGO continuou a acelerar os investimentos estratégicos na inovação de produtos, canais de retalho, capacidade de produção, digitalização e sustentabilidade, para permitir o crescimento a longo prazo.

Christiansen disse: “Em 2021, vimos os benefícios dos investimentos feitos nos três anos anteriores, na inovação do portefólio, com a expansão e evolução da nossa experiência de retalho e aumento da capacidade global da nossa rede. Devido aos nossos resultados financeiros, estou entusiasmado com a nossa capacidade para continuar a investir nestas prioridades. Estes investimentos vão-nos permitir levar a experiência LEGO a mais crianças em todo o mundo, a esta e às gerações vindouras.”

Em 2022, o Grupo LEGO prevê que as taxas de crescimento normalizem para um crescimento sustentável a longo prazo de um dígito percentual. Isto será fruto de um foco contínuo na inovação de produtos e no crescimento em mercados novos e nos já estabelecidos.

Criar experiências memoráveis de retalho

Os investimentos significativos do Grupo LEGO, em 2021, na expansão, inovação e transformação dos seus canais de venda digitais e lojas físicas deu resultado.

As vendas, tanto nos seus como nos canais digitais dos parceiros, cresceram dois dígitos percentuais, sinal de que a tendência de mudança do consumidor para o online, verificada em 2020, continuou.

Nas lojas físicas, os consumidores continuam a procurar experiências envolventes e com significado. Durante o ano, o Grupo abriu 165 novas lojas LEGO, mais de 90 na China. O número elevou o total de lojas a nível global, a 31 de dezembro, para 832. O ano de 2021 viu também a introdução de um novo conceito de loja, imersiva, com experiências de marca memoráveis para os consumidores, que será implantado em mais lojas durante o ano de 2022.

Expandir a capacidade global

As cinco principais fábricas do Grupo LEGO, situadas em três continentes, dão uma excelente plataforma para o Grupo gerir os picos de procura nos seus diferentes mercados.

Em 2021, o Grupo LEGO anunciou o plano de expansão da sua rede de fábricas, um investimento de 1 milhão de dólares numa nova fábrica no Vietname. Localizado nas imediações da cidade de Ho Chi Minh, a fábrica vai ser a primeira com operações neutras em carbono, construída para apoiar o crescimento a longo prazo na região Ásia-Pacífico.

Além disso, ao longo dos últimos cinco anos, o Grupo tem vindo a expandir a sua capacidade de produção nas fábricas já existentes, para responder à procura imediata e a longo prazo, em linha com as perspetivas de crescimento da marca.

Conectar-se com os consumidores através de brincadeiras físicas e digitais

O Grupo LEGO continua a oferecer experiências digitais aos seus construtores, como instruções de construção digitais, que tiveram mais de 9,6 milhões de downloads durante o ano, e a app LEGO Life, que desde 2018 já teve mais de 33 milhões de downloads.

Para apoiar o desenvolvimento destas experiências LEGO que aliam o físico ao digital, o Grupo LEGO fez um investimento significativo em pessoal para os seus digital hubs, em Billund, Copenhaga, Londres e Xangai.

A construir um futuro sustentável

Em 2021, o Grupo LEGO completou com êxito o teste de substituir os sacos de plástico de uma só utilização nas suas embalagens por um packaging mais sustentável. Este vai ser introduzido gradualmente a partir de meio de 2022, o que mantém a marca no caminho certo para o objetivo de ter packaging 100% sustentável até 2025.

Apresentou também o protótipo de um tijolo feito com plásticos provenientes de garrafas recicladas e continua a aumentar o número de elementos feitos de bio-PE (biopolietileno, plástico de origem vegetal), incluídos em quase metade dos sets LEGO.

Em reconhecimento da introdução de medidas para reduzir as emissões de carbono e o aumento nos investimentos em energias renováveis, que incluíram o aumento da capacidade dos painéis solares das suas fábricas em 98%, o Grupo recebeu uma nota A do CDP.

Alcançar ainda mais crianças

O Grupo LEGO acredita no poder da aprendizagem através da brincadeira, que permite às crianças desenvolver capacidades essenciais para atingir o seu potencial no futuro. Durante o ano de 2021, o Grupo alcançou mais de 3,5 milhões de crianças através de doações e atividades envolvendo a comunidade local. A LEGO Foundation, que detém 25% do Grupo LEGO, doou 2,8 mil milhões DKK a programas que oferecem a crianças e às suas famílias, muitas vezes com necessidades ou em situações de crise, a oportunidade de aprender a brincar.

Christiansen disse: “O ano de 2022 marca o 90.º aniversário do Grupo LEGO. Estamos muito felizes por este marco e pelos sólidos resultados financeiros, que nos permitem continuar a fazer investimentos significativos no futuro, para que possamos continuar a inspirar os futuros construtores, nesta e em gerações vindouras.”