Um milhão de euros para a Inovação

IMPRENSA NACIONAL - CASA DA MOEDA LANÇA 3ª EDIÇÃO DO PRÉMIO INOVAÇÃO IN3

1 Milhão para Inovação

Um dos maiores prémios de investigação nacionais

5 dos projectos vencedores já se encontram em desenvolvimento pelo INCM Lab

Evento integra “Mostra de Inovação” com apresentação pública de projetos pioneiros

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) lança a 31 de janeiro de 2020 a terceira edição do Prémio de Inovação IN3 , que visa promover a inovação e a investigação, atribuindo 1 milhão de euros a projetos inovadores nas áreas das tecnologias emergentes, tais como, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Nanotecnologia e outras relacionados com a sua atividade.

O INCM Lab, departamento de inovação da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), promove – desde 2016 – o prémio IN3 que distingue as melhores ideias e projetos de investigação e desenvolvimento da rede de inovação da INCM, atualmente constituída por 20 universidades e centros de investigação, designadamente nas áreas das tecnologias de produção e de materiais, nanotecnologia, TIC, robótica e automação, contando assim com o contributo de centenas de investigadores nacionais e internacionais.

Após a realização de duas edições, cinco dos projetos reconhecidos, em áreas como a Indústria 4.0 e Novos Materiais, já se encontram em desenvolvimento. Este ano, o INCM Lab aumentou significativamente o valor atribuído ao prémio, podendo ir até 1 milhão de euros para os vencedores.

Encontra-se ainda prevista a realização de uma pequena mostra de projetos e soluções inovadoras da INCM. Destaca-se a zona de Hands On, onde os participantes terão a oportunidade de experienciar algumas das soluções decorrentes de I&D desenvolvidas na INCM Lab e já colocadas no mercado, como é o caso da tecnologia UNIQODE introduzida no DUA e do Selo de Tabaco português. O espaço expositivo da mostra comportará ainda uma área de demonstração para o projecto Atlas (logística inteligente), e ecrãs digitais touch screen onde os participantes poderão inteirar-se de outros projetos de inovação da INCM.

O lançamento contará com as participações de Gonçalo Caseiro – Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Maria Manuel Leitão Marques – Deputada Europeia, Cristina Fonseca – CEO da TalkDesk, , Elvira Fortunato – Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa e vencedora da 1ª Edição do Prémio Inovação, José Barata – Professor da Universidade NOVA de Lisboa e vencedor da 2ª Edição do Prémio Inovação e Sílvia Garcia – Responsável pelo INCM Lab. A sessão será encerrada por Pedro Siza Vieira - Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital e a moderação estará a cargo de Pedro Pinto, jornalista da TVI.