Autarquia de Valença apela ao respeito pelos sinais

Escola Básica de Valença, 13 de abril: Não deixar sacos de lixo fora dos contentores, apanhar os dejetos do animal de estimação da via pública, fazer bom uso das papeleiras, não estragar o que é público, ser cordial para os vizinhos. São estas algumas das mensagens inscritas nos sinais que compõem a nova campanha de sensibilização “Respeitar os Sinais é Sinal de Civismo!”, promovida pela autarquia de Valença e pela SUMA, empresa responsável pela recolha de resíduos indiferenciados no município.

Com vista ao aumento dos níveis de urbanidade e ao reforço dos corretos procedimentos de utilização de espaços e equipamentos públicos, nomeadamente no âmbito da limpeza urbana e do acondicionamento e deposição de resíduos, a campanha “Respeitar os Sinais é Sinal de Civismo!” será concretizada no período de 13 a 17 de abril, tendo como alvos diretos a comunidade escolar da educação pré-escolar e do 1º Ciclo do município.

Assente no princípio de que os espaços públicos são locais partilhados, mas que exigem de cada um o cuidado dedicado aos espaços privados, esta campanha assume, devido ao seu formato gráfico, um caráter universal. A simbologia divulgada pelos materiais que a compõem, dividida em sinalização de obrigatoriedade e de proibição do código da estrada, produz um reconhecimento imediato da mensagem, transversal a todas a faixas etárias, ao mesmo tempo que lhe confere o carácter formal de código de regras a cumprir.

A campanha será declinada em cadernos de atividades e autocolantes para montras de lojas, para garantir a disseminação destas mensagens de civismo pelo município e pelos seus habitantes.