"Flor da Sabedoria" - nova campanha de sensibilização em Aveiro

Oliveirinha, 27 de janeiro: “Flor da Sabedoria” é o nome da mais recente campanha de sensibilização ambiental especialmente dedicada à comunidade escolar do 1º ciclo e educação pré-escolar, e que será desenvolvida pela SUMA, em parceria com o Município de Aveiro, no período de 27 de janeiro a 9 de março.
Esta ação, cujo objetivo é sensibilizar para a assimilação e prática de rotinas ambientais e cívicas no que aos resíduos diz respeito – através da dualidade “conhecer” e “saber” -, tem como principal suporte uma flor com oito pétalas móveis, que agregam cinco rotinas: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar. Em cada pétala estão inscritas questões e desafios, como mímica e desenho, para os alunos responderem ou realizarem, numa lógica de mobilização de conhecimentos já adquiridos e de associação de conceitos.
No final, é proposto a alunos e professores que assinem o compromisso coletivo de “Proteger o Ambiente e Praticar a Cidadania”, de forma a que as rotinas veiculadas sejam concretizadas ao longo de todo o ano letivo: reduzir o lixo produzido, comprando produtos duráveis e evitando embalagens desnecessárias; reutilizar os materiais para outros fins; reciclar, separando os diferentes tipos de lixo e encaminhando-os para o local correto; respeitar, cumprindo as regras de utilização do espaço e equipamentos públicos; e responsabilizar, fazendo cumprir as regras públicas.

Com duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializou-se na aquisição da EGF, holding que detém os 11 sistemas multimunicipais de tratamento de resíduos, e num ambicioso e continuado projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados de África, América do Sul e Médio Oriente. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de quatro centenas e meia de campanhas concebidas e suportadas em cerca de 2.500 suportes de sensibilização - com valências informativas, lúdicas e utilitárias -, e desmultiplicadas em mais de um milhar de ações concretizadas no terreno ao longo de uma década e meia, em cerca de 50 municípios nacionais e 3 países lusófonos; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA® e CIDADÓMETRO® e ECOSCÓPIO®, projetos itinerantes de exploração multimédia e sensorial que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa e Urbanidade relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos.Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, e tem visibilidade permanente em canal televisivo, com vídeos educativos e de mobilização comportamental, na plataforma interativa MEO KIDS - onde se insere a rubrica ambiSUMA Jr.-, no âmbito de uma parceria com a Portugal Telecom para conteúdos de Urbanidade e Cidadania. Outros conteúdos são também consultáveis no website corporativo www.suma.pt, na página de Facebook: Educação e Sensibilização Ambiental – SUMA, no canal Youtube: SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente e ainda na plataforma interativa SUMAKids, esta última acessível a partir do site SUMA.