Oliveira do Bairro reforça sinais de civismo

Dando seguimento a investimentos conjuntos no âmbito da educação ambiental, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a SUMA concluíram no dia 7 de fevereiro a implementação da mais recente campanha “Respeitar os Sinais é Sinal de Civismo!”. Estima-se que, em 5 dias de ação no terreno, a campanha, dirigida à comunidade escolar do 1.º ciclo do ensino, tenha atingido cerca de 900 sujeitos.

O principal objetivo da campanha – reforçar os procedimentos de correta utilização de espaços e equipamentos públicos – foi difundido através da realização de sessões de formação em contexto de sala de aula. Como complemento e forma de disseminar os conteúdos da ação, foram ainda distribuídos instrumentos de sensibilização pelos alunos e disponibilizados autocolantes para aposição na correspondência da Autarquia com inscrição de mensagens de sensibilização.

A universalidade dos símbolos utilizados para ilustrar as principais obrigações e proibições, sobretudo no âmbito da limpeza urbana e do acondicionamento e deposição de resíduos, resultou numa fácil leitura e apreensão das informações que se pretendiam veicular, transversal às várias faixas etárias.

Com quase duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializa-se num ambicioso projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados da Europa Central e África. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de quatro centenas de campanhas concebidas e suportadas em cerca de 2500 suportes de sensibilização - com valências informativas, lúdicas e utilitárias -, e desmultiplicadas em mais de um milhar de ações concretizadas no terreno ao longo de uma década, em cerca de 50 municípios nacionais e 2 países lusófonos; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA® e CIDADÓMETRO® e ECOSCÓPIO®, projetos itinerantes de exploração multimédia e sensorial que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa e Urbanidade relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos.

Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança.

Nota ao Editor: A firma da empresa SUMA, por questões normativas, deverá estar em caixa alta, tendo em conta que SUMA é a sigla para Serviços Urbanos e Meio Ambiente.