SUMA ALERTA PARA PERIGOS DE CONTAMINAÇÃO

“LIXO ESPALHADO, PRATO ENVENENADO” é a mais recente campanha de sensibilização da SUMA no Município de Valença que vai ser concretizada a partir de 27 de novembro e tem a duração de 3 dias, estimando abranger cerca de 500 alunos do 1º ciclo, com o objetivo de alertar para a importância de acondicionar e depositar corretamente os resíduos, a fim de prevenir perigos de contaminação e poluição ambientais.

Sob o mote “LIXO ESPALHADO, PRATO ENVENENADO”, será desenvolvida uma campanha que pretende sensibilizar os munícipes para a consciencialização de que o comportamento adotado na gestão doméstica dos resíduos tem repercussões na qualidade de vida de algumas espécies, sobretudo marinhas, bem como na qualidade da água que consumimos e, por consequência, na alimentação.

Estabelecimentos de Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico são o palco desta ação de abordagem direta, onde as crianças serão o alvo desta campanha e da distribuição do material de sensibilização que a compõe – cantis de água - objeto que lembrará a importância das rotinas de acondicionamento e deposição de resíduos, e que transportará a mensagem de adoção de uma atitude pró-ativa muito para além do momento de contacto.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de quatro centenas de ações, concebidas e concretizadas no terreno; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA®, CIDADÓMETRO® e ECOSCÓPIO®, projetos itinerantes de caráter único no País, amplamente difundidos nos Órgãos de Comunicação Social, que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos. LIXOMACHIMBA® e ECOMACHIMBA são os projetos sobre rodas além-fronteiras, que materializam o ambicioso Programa de Educação Ambiental em desenvolvimento em Angola. Enquadrada na Política de Qualidade Incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança.

Com mais de uma década e meia de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializa-se num ambicioso projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados da Europa Central e África, e com novas rotas traçadas na América Latina. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania.