SUMA dissemina “boas figuras” de cidadania

Ílhavo, 9 de outubro: “Faz Figura”, campanha de sensibilização ambiental SUMA, promovida pelo município de Ílhavo, e destinada a mobilizar as populações para a importância da exclusão social do sujeito poluidor por pressão e heterofiscalização entre pares, decorrerá entre os dias 9 a 27 de outubro, nos estabelecimentos de educação e ensino.

Fazendo recurso a um alfabeto cívico e ao perfil de caracterização de alguns animais domésticos ou selvagens, procura-se, através de cada letra, transmitir comportamentos de referência, recorrendo a uma abordagem direta em contexto de sala de aula, com distribuição qualitativa de réguas verticais e fichas de trabalho temáticas, que consolidam e prolongam a mensagem veiculada, com especial incidência no acondicionamento e deposição de resíduos e limpeza urbana, mas focando, igualmente, outras temáticas como a prevenção da produção de lixo, através da redução na origem, da reutilização, e sua valorização por reciclagem.

Estima-se uma abrangência direta de 2300 alvos, que serão mobilizados para a transmissão da mensagem junto da sua esfera relacional, chegando a cerca de 6000 sujeitos.

Com duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializou-se na aquisição da EGF, holding que detém os 11 sistemas multimunicipais de tratamento de resíduos, e num ambicioso e continuado projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados de África, América do Sul e Médio Oriente. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania, sendo MARCA de CONFIANÇA Ambiente 2017.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de cinco centenas de campanhas concebidas e suportadas em cerca de 4.000 suportes de sensibilização - com valências informativas, lúdicas e utilitárias -, e desmultiplicadas em mais de um milhar e meio de ações concretizadas no terreno ao longo de mais de década e meia, em cerca de uma centena de municípios nacionais e três países lusófonos; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA®, CIDADÓMETRO®, ECOSCÓPIO® e ZOOURBANIDADE®, projetos itinerantes de exploração multimédia e sensorial que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa e Urbanidade relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos.Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, e tem visibilidade permanente em canal televisivo, com vídeos educativos e de mobilização comportamental, na plataforma interativa MEO KIDS - onde se insere a rubrica ambiSUMA Jr.-, no âmbito de uma parceria com a Portugal Telecom para conteúdos de Urbanidade e Cidadania. Outros conteúdos são também consultáveis no website corporativo www.suma.pt, na página de Facebook: Educação e Sensibilização Ambiental – SUMA, no canal Youtube: SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente e ainda nas plataformas interativas SUMAKids, Animais da Cidade, Toca do Urso e Edições SUMA, estas últimas acessíveis a partir do site SUMA