• SUMA/

SUMA promove boas práticas de limpeza urbana no Município de Condeixa-a-Nova

2 e 3 de fevereiro: “A Nossa Terra é o Espelho” é o mote da campanha de sensibilização ambiental que a SUMA vai desenvolver, em parceria com o Município de Condeixa-a-Nova. Promover as boas práticas no que à limpeza urbana e gestão doméstica de resíduos é o principal objetivo desta ação.
Sustentada no princípio da responsabilização do produtor de resíduos, a campanha apela à participação de cada cidadão na construção de uma imagem de limpeza e salubridade urbanas do concelho, através da divulgação dos procedimentos corretos a ter no acondicionamento e deposição de resíduos indiferenciados e pequenos lixos, na separação dos resíduos valorizáveis e no encaminhamento de monos e óleos alimentares usados.
A ação será desenvolvida nos dias 2 e 3 de fevereiro, esperando-se que os bons resultados alcançados sejam um reflexo nos níveis de civismo demonstrados pela população. Será feita sensibilização junto dos alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, através de contacto pró-ativo, e junto da população em geral, através da distribuição de suportes informativos.

Com mais de duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializa-se num ambicioso projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados da Europa Central e África. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de quatro centenas de ações, concebidas e concretizadas no terreno; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA® e CIDADÓMETRO® e ECOSCÓPIO®, projetos itinerantes de caráter único no País, amplamente difundidos nos Órgãos de Comunicação Social, que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos.
Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança.