Svitzer participa em exercício de combate à poluição ao largo de Cascais

Report this content

A Svitzer foi a empresa de rebocadores convidada pelas entidades oficiais responsáveis pelo GUARDEX 2013 para integrar o exercício de simulacro de incidente relacionado com poluição marinha. O exercício decorreu ao largo de Cascais e implicou a participação de diversas entidades como a Marinha Portuguesa, a Força Aérea, o Instituto Hidrográfico, a Câmara Municipal de Cascais, Polícia Marítima entre outros.

O GUARDEX teve por objetivo acionar diversas áreas de atuação das autoridades e entidades envolvidas, simulando o encalhe de um navio que transportava cidadãos ilegais, alguns com problemas de saúde e que, na sequência do encalhe, derramava uma quantidade significativa de combustível que era necessário conter e recolher, evitando a poluição da costa marítima nacional.

A SVITZER foi convidada a participar, alocando um dos seus rebocadores à operação de rebocar uma barreira de contenção oceânica, em conjunto com um navio francês, especializado neste tipo de operação.

A participação da SVITZER foi deveras importante e isso ficou anotado no relatório final de desempenho do exercício sendo que num cenário de intervenção no mar e com utilização de equipamento de dimensão importante, é indispensável dispor de embarcações com boa capacidade de manobra e de tripulações treinadas na sua operação e em condições de mar aberto.

Sobre a SVITZER:

A SVITZER está na vanguarda dos serviços marítimos especializados há mais de 180 anos. Com 4.500 trabalhadores em 40 países e uma frota de 500 embarcações construídas com os mais elevados padrões de qualidade e inovação, a SVITZER é líder mundial no setor de reboques portuários em terminais e alto mar, operações de salvamento marítimo e resposta de emergência. A SVITZER opera em Portugal desde 2005 contando com uma frota de 7 embarcações. A SVITZER faz parte do universo do AP Moller Maersk Group, uma das maiores empresas de navegação do mundo que opera em cerca de 130 países e tem mais de 108 mil funcionários.

Tags: