“AGUSTINA BESSA-LUÍS” DÁ NOME A NOVO AVIÃO DA TAP

A literatura portuguesa foi, esta segunda-feira, homenageada pela TAP. A Companhia batizou um dos seus novos Airbus A320neo, com a matrícula CS-TVB, com o nome “Agustina Bessa-Luís”, em homenagem à que é considerada uma das maiores escritoras do mundo literário português contemporâneo.

A pintura do nome na aeronave, que integra a frota do médio curso da Companhia, aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Hangar 6 da TAP, e contou com a presença da filha da escritora, Mónica Baldaque, e de Mário Lobato Faria, Chief Technical Officer da Companhia.

A TAP batiza os seus aviões com nomes de personalidades de relevo cultural, social e histórico em Portugal. Agustina Bessa-Luís (1922-2019) deixou um vasto legado no património literário e cultural português e é, por isso, homenageada agora pela Companhia.

A escritora editou romances, peças de teatro, contos infantis, ensaios biográficos, e ainda escreveu guiões de televisão. O seu trabalho foi distinguido com mais de 10 prémios, entre os quais o Prémio Camões, considerado o grande prémio literário da língua portuguesa.

O novo avião batizado de “Agustina Bessa-Luís” junta-se assim às personalidades já homenageadas pela Companhia na sua frota do médio curso, onde figuram nomes que vão de José Saramago a Júlio Pomar, de Luís Vaz de Camões a Manoel de Oliveira, de Fernando Pessoa, a Gil Vicente, Eusébio ou Zé Pedro.

O primeiro voo do avião “Agustina Bessa-Luís” será esta terça-feira no TP1026, com destino a Madrid, Espanha.

Descarregue aqui as fotografias do avião. E veja aqui a pintura do nome no avião.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance, a maior aliança global do mundo, desde 2005. A operar desde 1945, a TAP tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, sendo líder na operação entre a Europa e o Brasil.

A Rede TAP cobre 90 destinos em 36 países a nível mundial. Operando em média cerca de 3 000 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 100 aeronaves: 78 aviões Airbus e 22 ao serviço da TAP Express, a marca comercial da companhia para a sua rede regional.