CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO TAP REÚNE-SE NOS AÇORES

• Conselho de Administração da TAP SGPS reunido esta quarta-feira, dia 26, em Ponta Delgada
  • Programa Taste Açores reforça a promoção do arquipélago no mundo

O Conselho de Administração (CA) da TAP SGPS está reunido, em Ponta Delgada. É a primeira vez que o órgão máximo do Grupo TAP se reúne na ilha de São Miguel, nos Açores.

Esta visita acontece na sequência da decisão da Administração da TAP de descentralizar as reuniões do CA.

“Durante este mandato decidimos realizar, pela primeira vez na história da empresa, um conjunto de reuniões do Conselho de Administração itinerantes. E, natural e obviamente, fizemos muita questão de incluir a Região Autónoma dos Açores no calendário definido. Os Açores e os Açorianos são muito importantes para a TAP! A presença de todos os administradores do Grupo aqui, hoje, em Ponta Delgada, neste lindíssimo arquipélago, demonstra isso mesmo: o nosso comprometimento, o comprometimento da TAP para com a Região Autónoma e todos os Açorianos. Em breve, a TAP tem a intenção de voar diretamente dos Açores para os EUA. Será difícil que seja já no próximo ano, mas daqui a dois, no máximo três anos, isso será certamente uma realidade”, referiu Miguel Frasquilho, Presidente do Conselho de Administração do Grupo TAP.

A descentralização das reuniões do Conselho de Administração do Grupo TAP iniciou-se em Março, com a primeira reunião realizada no Porto e depois na Madeira e vai repetir-se noutras regiões do País, visando uma maior aproximação e conhecimento da Companhia às realidades e necessidades das principais cidades e regiões portuguesas.

A TAP opera,  durante o verão IATA (31 de março a 31 de outubro), 42 voos por semana para os Açores, contabilizando as rotas Lisboa – Ponta Delgada, Lisboa – Terceira e Porto – Ponta Delgada. A TAP triplicou a sua oferta de voos entre Lisboa e Ponta Delgada, face a 2015, oferecendo 21 frequências semanais em vez de sete. Opera ainda, diariamente, o voo Porto – Ponta Delgada, uma rota inaugurada em 2018.

Só este ano, até agosto, a Companhia já transportou para os Açores mais de 268 mil passageiros provenientes de todas as rotas internacionais em que a TAP opera, um crescimento de 32% face ao período homólogo do ano passado. Se compararmos com 2015, a TAP cresceu em 97% o número de passageiros transportados para os Açores. Destaque para o aumento registado no número de passageiros oriundos de fora de Portugal, que já representa 60% das vendas.  Os mercados que mais vendem o destino Açores são a Alemanha, Espanha e França, tendo aumentado o seu volume de vendas face ao ano passado em 61%, 94% e 9%, respetivamente. O Programa Stopover, que no ano passado foi estendido à ilha dos Açores, contribuiu para este crescimento, incentivando os turistas a conhecer dois destinos portugueses na mesma viagem.

“A TAP traz aos Açores cada vez mais turistas de todo o mundo. Os turistas europeus já descobriram os Açores e acreditamos que os nossos passageiros oriundos dos Estados Unidos, para onde a TAP vai voar ainda mais no próximo ano, estão a seguir o mesmo caminho de descoberta deste belíssimo Arquipélago. A TAP vai continuar a mostrar esse caminho e a promover este fantástico destino turístico”, referiu Antonoaldo Neves, CEO da TAP.

A Companhia está a preparar um programa de promoção dos Açores, o Taste Açores, que incluirá parcerias estratégicas com empresas e entidades regionais. Uma das ações previstas é a divulgação de produtos regionais dos Açores a bordo dos aviões da TAP, não apenas nas rotas para os Açores, mas noutras rotas da sua rede.

Os Açores foram também recentemente homenageados pela TAP, que batizou um dos seus novos aviões Airbus A321neo com o nome Gonçalo Velho Cabral (1400-1460), o navegador português a quem se atribui a descoberta dos Açores. Este avião é o terceiro Airbus Neo a aterrar na Companhia, dos 71 novos aviões que a TAP vai receber até 2025.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo, desde 2005. A operar desde 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos, com o consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Com Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, a TAP é líder na operação entre a Europa e o Brasil. Desde o Verão 2017, a Rede TAP cobre 84 destinos em 35 países a nível mundial. Operando em média cerca de 2.500 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 90 aeronaves: 67 aviões Airbus e 21 ao serviço da TAP Express, a nova marca comercial da companhia para a sua rede regional.

No âmbito do vasto plano de transformação da TAP em curso, na sequência da sua privatização, a companhia reestruturou a Rede, lançou novos produtos tarifários e anunciou, entre outras novidades, a renovação da sua frota de médio e longo curso a partir de 2018, a atualização e reconfiguração da frota presentemente em operação e o lançamento da TAP Express, que tomou o lugar da PGA e está equipada com uma frota integralmente renovada de 21 aviões ATR 72 e Embraer 190.

A TAP foi eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011, 2012, 2013 e 2015, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Foi também eleita pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva – América do Sul, em 2013 e considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller” em 2010. Foi ainda eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011 e também a Companhia Aérea com Melhor Reputação em Portugal, pelo Reputation Institute em 2014. A TAP tem também vindo a ser distinguida pelos prestigiados prémios World Travel Awards: Eleita a Companhia Aérea da Europa Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul em 2017, 2016, 2015 e 2014 e Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012. Detém igualmente o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, dos WTA, em 2009, 2010, 2011 e 2012. A UP, revista de bordo da TAP foi também premiada pelos WTA em 2017, 2016 e 2015 como a Revista de Bordo Líder na Europa.