“D. DINIS” JUNTA-SE À FROTA DO LONGO CURSO DA TAP

A frota do longo curso da TAP foi esta terça-feira reforçada com um novo nome.

D. Dinis, conhecido como o rei Poeta e o rei Lavrador, é o nome do Airbus A330neo, com a matrícula, CS-TUH, da Companhia.

O avião, que integra a frota do longo curso da TAP, foi batizado em homenagem ao rei português que definiu as fronteiras de Portugal. O Tratado de Alcanizes, assinado por D. Dinis e D. Fernando IV, rei de Castela, a 12 de Setembro de 1287, delimitava o país quase com a mesma dimensão que se conhece atualmente.

O interesse do rei pelas artes e as letras atribui-lhe o cognome de rei Poeta e fez com que a sua corte fosse considerada um dos centros literários mais notáveis da Península Ibérica na época. Na sequência do seu interesse, D. Dinis estabeleceu o português como língua oficial do reino e foi o responsável pela fundação da primeira Universidade de Portugal.

Durante o seu reinado, fomentou também o comércio, a economia e a agricultura, as iniciativas que implementou nesta última atividade conferiu-lhe um segundo cognome: Rei Lavrador. Foi ainda o grande impulsionador da construção naval, fundando e expandindo a marinha portuguesa.

Descarregue aqui as fotografias do avião.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance, a maior aliança global do mundo, desde 2005. A operar desde 1945, a TAP tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, sendo líder na operação entre a Europa e o Brasil.

A Rede TAP cobre 90 destinos em 36 países a nível mundial. Operando em média cerca de 3 000 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 100 aeronaves: 78 aviões Airbus e 22 ao serviço da TAP Express, a marca comercial da companhia para a sua rede regional.