PÊRO DA COVILHÃ É O NOME DO NOVO AIRBUS A321LR DA TAP

Pêro da Covilhã, o explorador português que desempenhou um importante papel na preparação da viagem de Vasco da Gama à Índia, dá agora nome a um dos novos aviões da TAP.

A Companhia enaltece, assim, o papel conquistador dos portugueses na época dos Descobrimentos, batizando o Airbus A321LR, de matrícula CS-TXC, com o nome do aventureiro, símbolo da expansão quinhentista.

Pêro da Covilhã é um dos portugueses mais importantes da época dos Descobrimentos. Nasceu na Covilhã – a cidade que ficou associada ao seu nome – e, há mais de 500 anos, foi ele o primeiro português a pisar as terras da Índia. A pedido do Rei D. João II, foi incumbido de, por terra e mar, fazer o reconhecimento das costas do Índico, contribuindo para o sucesso da viagem de Vasco da Gama à Índia, em 1498. Tornou-se, assim, no primeiro explorador europeu das costas da Índia e África Oriental, facilitando a relação comercial entre a Europa e o Oriente.

Agora, Pêro da Covilhã continuará a explorar o mundo e a cruzar oceanos, juntamente com a TAP. O seu nome está agora inscrito num dos novos Airbus A321 Longe Range, que alia o conforto e a autonomia de um avião de Longo Curso a uma aeronave narrow body com capacidade para operar rotas transatlânticas. Permitirá, por isso, à Companhia complementar a sua oferta em várias cidades no Nordeste do Brasil e América do Norte.

O nome de “Pêro da Covilhã” junta-se, assim, a outros grandes exploradores portugueses da época dos Descobrimentos, como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, João Gonçalves Zarco, Bartolomeu Dias, Gonçalo Velho Cabral, entre outros.
Descarregue aqui as fotografias da pintura. E veja aqui o vídeo da pintura do avião.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance, a maior aliança global do mundo, desde 2005. A operar desde 1945, a TAP tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, sendo líder na operação entre a Europa e o Brasil.

A Rede TAP cobre 90 destinos em 36 países a nível mundial. Operando em média cerca de 3 000 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 106 aeronaves: 85 aviões Airbus e 21 ao serviço da TAP Express, a marca comercial da companhia para a sua rede regional.