“ROBERTO IVENS” JUNTA-SE À FROTA DA TAP

O segundo batismo do ano da TAP Air Portugal é uma homenagem ao marinheiro português que conduziu as explorações portuguesas no continente africano no século XIX. Roberto Ivens é o nome do novo Airbus A321LR CS-TXD, batizado, esta terça-feira, pela Companhia.

Roberto Ivens nasceu a 12 de junho de 1850 em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores. Aos 11 anos foi admitido na Escola da Marinha, em Lisboa, e com 20 anos terminou o curso com as mais altas distinções, começando assim a sua carreira como militar da Marinha portuguesa. Já aos 22 anos, Ivens embarcou, pela primeira vez, para o continente que se tornou a sua grande paixão: África.

Em 1877, depois de viajar para vários continentes, foi nomeado para dirigir a primeira expedição científica ao interior do continente africano, juntamente com Hermenegildo Capelo e Serpa Pinto, com o intuito de recolher informações geográficas que facilitassem o comércio e as comunicações.

O sucesso da primeira expedição levou o parlamento português da época a aprovar uma segunda viagem, desta vez dirigida apenas por Ivens e Hermenegildo Capelo, com início em 1884. A missão era simples: ligar Angola à Contra Costa, uma vez que na primeira exploração tinham percorrido metade do continente na horizontal.

Foi Roberto Ivens que, graças à sua bravura e ao seu talento artístico, deu a conhecer a Portugal um continente até então misterioso, através da escrita e do desenho, chegando até a ser condecorado pela Ordem Militar de S. Tiago pelo seu mérito científico, militar e artístico.

As viagens feitas por Roberto Ivens fizeram dele um herói nacional e abriram as portas da História portuguesa, contribuindo para a consolidação do Império português. A partir de agora, Roberto Ivens continuará a explorar o mundo juntamente com a TAP.

O seu nome está agora inscrito num dos novos Airbus A321 Long Range, que alia o conforto e a autonomia de um avião de Longo Curso a uma aeronave narrow body com capacidade para operar rotas transatlânticas. Permitirá, por isso, à Companhia complementar a sua oferta em várias cidades no Nordeste do Brasil e América do Norte.

Descarregue aqui as fotografias da pintura. E veja aqui o vídeo da pintura do avião.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance, a maior aliança global do mundo, desde 2005. A operar desde 1945, a TAP tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, sendo líder na operação entre a Europa e o Brasil.

A Rede TAP cobre 90 destinos em 36 países a nível mundial. Operando em média cerca de 3 000 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 100 aeronaves: 78 aviões Airbus e 22 ao serviço da TAP Express, a marca comercial da companhia para a sua rede regional.