TAP e ANA juntas em parceria inovadora que antecipa aeroportos do futuro

EMBARQUE EM VOOS TAP COM DADOS BIOMÉTRICOS

A TAP e a ANA-Aeroportos de Portugal passam a disponibilizar aos passageiros de voos selecionados na Europa o embarque com dados biométricos, uma solução tecnológica de vanguarda, que vem permitir uma experiência de viagem futurista, com mais conforto e poupança de tempo.

O embarque em voos selecionados com dados biométricos está agora numa primeira fase de testes e arrancou nos aeroportos do Porto e de Lisboa, em voos da TAP para a Europa, previamente selecionados.

Este inovador projeto é financiado pela União Europeia, através do programa NextGenerationEU – PRR.

A experiência biométrica tem como principal objetivo melhorar a experiência do passageiro.  Os passageiros deixam de ter de apresentar repetidamente documentos de identidade físicos ou digitais e comprovativos de bilhete ao longo da sua jornada no aeroporto.

A biometria permite também aumentar a segurança. A solução utilizará algoritmos avançados para confirmar a identidade da pessoa que se apresenta para viajar.  Além disso, o sistema cruza o nome no cartão de embarque com o do documento de identidade.

A privacidade é garantida, uma vez que os dados pessoais são protegidos e apagados após a partida do voo.

Os passageiros da TAP que embarquem nos voos selecionados passam a receber uma mensagem da Companhia com as instruções necessárias para, através de uma aplicação para dispositivos móveis da ANA Aeroportos, acederem ao processo de registo de dados biométricos que permitirá utilizar o sistema no aeroporto, nas fases de controlo de segurança e na passagem pela porta de embarque.

Sobre a TAP
A TAP é a companhia aérea líder em Portugal e é membro da Star Alliance desde 2005. A voar desde 1945, a TAP Air Portugal tem o seu hub em Lisboa, uma plataforma de acesso privilegiada na Europa, no cruzamento com África, América do Norte, Central e do Sul.
A TAP Air Portugal é a Companhia aérea líder mundial entre a Europa e o Brasil. Este Inverno, a TAP oferece mais de 1050 voos por semana, para 80 cidades em 30 países, através da rede de destinos da Companhia, que compreende seis aeroportos em Portugal, 10 na América do Norte, 12 na América Central e do Sul, 13 em África e no Médio Oriente e 39 na Europa (para além de Portugal).
A TAP assumiu um claro compromisso de modernizar a sua frota e de oferecer o melhor produto do sector aos seus clientes. A companhia aérea portuguesa opera uma das mais jovens frotas do mundo, com todas as aeronaves NEO da próxima geração da Airbus: A320neo, A321neo, A321LR, e A330neo, com eficiência superior e níveis de emissões reduzidos. A TAP também opera 19 aeronaves Embraer na sua frota regional (TAP Express).
A TAP é classificada pela Airline Ratings entre as 25 companhias aéreas mais seguras do mundo.

E também reconhecida e premiada como a Companhia Aérea Líder da Europa para África, bem como a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

Sobre a ANA
A ANA - Aeroportos de Portugal, empresa responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports, em setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e da Madeira (Madeira e Porto Santo).
Mais informações em: www.ana.pt

11 de janeiro de 2024