Começa o período de nomeação para o Millennium Technology Prize 2022 — novos critérios de avaliação no Prémio incluem igualdade, ética e utilização sensata dos recursos

O Millennium Technology Prize será atribuído novamente a 25 de outubro de 2022. A convocatória para a nomeação de inovações revolucionárias merecedoras do Prémio estará aberta entre 2 de agosto e 31 de outubro de 2021. As nomeações são bem-vindas de organizações de todo o mundo e de todas as áreas, exceto tecnologia militar.

Os critérios do prémio estão a ser renovados para esta ronda de nomeações. O Millennium Technology Prize continuará a ser concedido a inovações tecnológicas que melhorem amplamente a vida da humanidade e promovam o desenvolvimento sustentável. Contudo, os critérios revistos também consideram o potencial da inovação para preservar os recursos naturais e promover a biodiversidade, bem como a igualdade entre pessoas. Além disso, a acessibilidade global da tecnologia e os códigos éticos de conduta utilizados no desenvolvimento da inovação serão incluídos no processo de avaliação das nomeações.

De futuro, o Millennium Technology Prize quer também realçar que, embora o uso da tecnologia tenha criado muitos desafios no mundo, esta tem um papel primordial na resolução desses desafios. O uso da tecnologia pode ter causado problemas éticos. Todos os resultados do desenvolvimento não são acessíveis de igual forma a todos os seres humanos devido a diferenças geográficas, sociais, financeiras e culturais.

“Em parte, conseguimos fazer o bem à humanidade à custa do nosso planeta e da sua biosfera. Além disso, temos grandes desafios éticos relacionados com a privacidade e a influência através por meio de dados. Temos extrema necessidade de inovações tecnológicas, e as aplicações delas resultantes devem reparar os danos existentes, melhorar a situação atual ou evitar danos futuros. Continuamos a atribuir o Prémio a inovações que promovem amplamente o bem maior do planeta e da humanidade”, afirma Markku Ellilä, CEO da Technology Academy Finland, a fundação que atribui o Millennium Technology Prize.

Saiba mais sobre a história do Millennium Technology Prize

Transfira imagens do nosso banco de conteúdo multimédia

O Millennium Technology Prize tem o valor de um milhão de euros e é atribuído a cada dois anos pela fundação independente Technology Academy Finland TAF. O mecenas do Prémio é o Presidente da República da Finlândia. O Prémio foi atribuído pela primeira vez em 2004, e os premiados incluem Shinya Yamanaka pelo desenvolvimento ético de células estaminais, Stuart Parkin pelo aumento de uma maior densidade de armazenamento de dados, e Shankar Balasubramanian e David Klenerman por um método rápido e acessível de sequenciamento de ADN. Três dos dez premiados foram posteriormente agraciados com um Prémio Nobel.

Documentos & Links