Tem início o período de indicação para o Millennium Technology Prize 2022 – novos critérios de avaliação para o prêmio incluem igualdade, ética e uso correto de recursos

O próximo Millennium Technology Prize será entregue em 25 de outubro de 2022. A convocatória para a indicação das inovações revolucionárias merecedoras do prêmio estará aberta de 2 de agosto a 31 de outubro de 2021. São bem-vindas indicações de organizações de todo o mundo e de todas as áreas, exceto tecnologia militar.

Os critérios do prêmio foram reformulados para esta rodada de indicações. O Millennium Technology Prize continuará sendo concedido a inovações tecnológicas que melhorem significativamente a vida das pessoas e promovam o desenvolvimento sustentável. Os critérios revistos, contudo, também consideram o potencial da inovação para a preservação dos recursos naturais e para a promoção da biodiversidade, bem como da igualdade entre pessoas. Além disso, a acessibilidade global à tecnologia e os códigos de ética e conduta utilizados no desenvolvimento da inovação serão incluídos no processo de avaliação das indicações.

De agora em diante, o Millennium Technology Prize quer destacar também que, embora o uso da tecnologia tenha criado muitos desafios em todo o mundo, ela tem um papel primordial na resolução desses desafios. O uso da tecnologia pode ter causado problemas éticos. Nem todos os resultados trazidos pelo desenvolvimento são acessíveis por todos de forma igualitária devido a diferenças geográficas, sociais, financeiras e culturais.

“Fazer o bem à humanidade foi possível em parte à custa do nosso planeta e de sua biosfera. Além disso, temos grandes desafios éticos relacionados à privacidade e à influência por meio de dados. Necessitamos urgentemente de inovações tecnológicas, e sua aplicação deve reparar os danos existentes, melhorar a situação atual ou evitar danos futuros. Continuamos concedendo o prêmio a inovações que promovam o bem maior para o planeta e para a humanidade”, afirma Markku Ellilä, CEO da Academia de Tecnologia da Finlândia (TAF), fundação que concede o Millennium Technology Prize.

Saiba mais sobre a história do Millennium Technology Prize

Baixe imagens do nosso banco de conteúdo multimídia

O valor do Millennium Technology Prize é de um milhão de euros, concedido a cada dois anos pela TAF, fundação independente. O mecenas do prêmio é o presidente da república da Finlândia. O prêmio foi concedido pela primeira vez em 2004, e entre os premiados estão Shinya Yamanaka, pelo desenvolvimento ético de células-tronco, Stuart Parkin, pelo aumento da densidade de armazenamento de dados, e Shankar Balasubramanian e David Klenerman, pelo desenvolvimento de um método rápido e acessível de sequenciamento de DNA. Três dos dez premiados foram posteriormente agraciados com um Prêmio Nobel.

Documentos & Links