A Tetra Pak junta-se a start-ups, empresas tecnológicas e universidades para acelerar a inovação no setor alimentar

Lisboa, 8 de junho de 2022 – Com a celebração do Dia Mundial da Segurança Alimentar, das Nações Unidas, a Tetra Pak anuncia que está a colaborar com várias entidades parceiras para acelerar os programas de investigação que podem ajudar a enfrentar os desafios dos sistemas alimentares de todo o mundo. A iniciativa irá também abrir novas oportunidades nas áreas da disponibilidade, segurança e sustentabilidade alimentar.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (UN FAO), o mundo está numa situação muito diferente comparando com a realidade de há seis anos, quando se comprometeu em acabar com a fome, a insegurança alimentar e todas as formas de subnutrição até 2030. A realidade atual é que não tem existido uma progressão suficientemente ágil que garanta o acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes a todos. Como exemplo, mais de 2 mil milhões de pessoas não tiveram acesso a alimentos seguros, e nutritivos, suficientes em 2020.

Laurence Mott, Executive VP Development and Technology na Tetra Pak afirma: “A Tetra Pak tem sido uma das primeiras defensoras da formação e reforço dos laços entre o meio académico e a indústria alimentar. Temos várias relações de longa data com universidades e instituições de investigação. Temos também vindo a trabalhar com start-ups e empresas de tecnologia para acelerar a inovação no setor. Agora, mais do que nunca, isto é vital.  Os desafios da indústria alimentar global são amplos e variados. A única forma de podermos dar-lhes resposta é reunir os nossos conhecimentos. Apenas juntos poderemos assegurar um futuro melhor nas áreas da sustentabilidade, segurança alimentar e disponibilidade de alimentos. Estou muito feliz por ver os progressos alcançados até agora e aproveito esta oportunidade para agradecer a todos os nossos parceiros.”

Para enfrentar os desafios em torno dos alimentos e da sua sustentabilidade, a Tetra Pak está a trabalhar em equipa com entidades de países como França, EUA, Suécia e Itália, entre outros, para explorar diferentes inovações em todo o sistema alimentar. Estas incluem uma gama de programas de desenvolvimento - desde a exploração de novas categorias de alimentos, nomeadamente alimentos à base de plantas, até à utilização de enzimas que reduzem os resíduos alimentares para fazer avançar o movimento das proteínas dos insetos.

Rodrigo Godoi, VP Processing Portfolio Management na Tetra Pak, refere: "Para impulsionar a inovação, precisamos de questionar o status quo e continuar a alargar os nossos horizontes, trabalhando em conjunto com parceiros externos que trazem novas ideias e perspetivas. Na Tetra Pak, estamos continuamente a explorar novos conceitos, ingredientes e métodos de produção que se situam fora das nossas competências 'nucleares'. Como exemplo, realizámos mais de 300 rastreios que resultaram em mais de 10 projetos-piloto. Encorajámos as start-ups a apresentarem-nos as suas ideias, bem como a juntarem-se a equipas interprofissionais para analisar oportunidades. Reconhecemos o valor de nos reunirmos com peritos de todo um ecossistema de alimentação, ciência e engenharia para ajudar a identificar novas soluções e enfrentar desafios intensificados pelas mudanças na cadeia de abastecimento alimentar.”

Dr Karim Engelmark Cassimjee, CEO na EnginZyme, afirma que “A indústria alimentar enfrenta muitos desafios de sustentabilidade, especialmente em relação à necessidade de alcançar uma produção eficiente e sustentável, em simultâneo. A biomanufacturação sem células, pioneira na EnginZyme, pode satisfazer esta necessidade com a sua ampla aplicabilidade, baixo custo de produção, prazos de desenvolvimento curtos e escalabilidade previsível. A nossa colaboração com a Tetra Pak é uma oportunidade bastante entusiasmante – uma vez que estamos a explorar soluções para descercar o potencial de subprodutos como o soro de leite ácido[1]".

Alguns dos programas anunciados incluem as plataformas de inovação francesas Paris&Co, Smart Food Paris e Urban Lab, as start-ups tecnológicas EnginZyme, NuCaps e Tebrito, e as principais universidades de investigação em Itália e Suécia, incluindo a Universidade de Modena, Reggio Emilia (UNIMORE) e a Universidade de Lund. Para mais detalhes sobre estas colaborações, bem como outros programas da Tetra Pak, consulte, por favor, este link.

Notas adicionais ao editor

Um dos exemplos de colaborações com a Tetra Pak, na Suécia, é o trabalho desenvolvido com o EnginZyme, que explora o potencial de recuperação das enzimas e da reutilização de subprodutos, melhorando a qualidade de uma variedade de produtos, como os lacticínios e as proteínas vegetais de substituição, os produtos lácteos prebióticos e os sumos de fruta naturais com adoçantes.

A NuCaps está a aprimorar novos produtos, seguros e naturais, que oferecem vantagens nutricionais, tais como rótulos limpos, sem alergénicos, sem conservantes e sem produtos nutracêuticos geneticamente modificados.

A avançar o movimento das proteínas de insetos na Suécia está a start-up Tebrito.

O caminho para trazer proteína de insetos de alta qualidade ao mercado requer mais conhecimento de aplicação e testes sensoriais. A Tetra Pak e a Tebrito estão a realizar ensaios conjuntos em produtos para desenvolverem a sua capacitação e torná-los um ingrediente proteico alternativo realista, para diferentes tipos de produtos alimentares e bebidas. Enquanto isso, a Universidade de Modena e Reggio Emilia (UNIMORE), em Itália, está a trabalhar na investigação sobre a IA e as interações homem-máquina.

FIM

SOBRE A TETRA PAK

A Tetra Pak é uma empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar. Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores e clientes, de forma a disponibilizar produtos práticos, inovadores e ambientalmente responsáveis, capazes de satisfazer as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países. Com mais de 25.000 colaboradores em todo o mundo, acreditamos numa liderança industrial responsável, capaz de assegurar um crescimento sustentável. Para mais informação sobre a Tetra Pak, visite o nosso site Web, em https://www.tetrapak.com/pt-pt.

CONTACTOS DE IMPRENSA

Tetra Pak Ibéria

Marina Sánchez, Responsável de Comunicação

Tel.: +34 91 876 95 00 / marina.sanchez@tetrapak.com

Findasense

Carla Brito, PR Lead em Portugal

Tel.: +351 933 030 537 / carlabrito@bloomcast.pt

[1] Ácido líquido que sobra quando os produtores de laticínios fazem iogurtes ou queijos macios.