Nova linha de reciclagem apoiada pela Tetra Pak e Stora Enso absorve todas as embalagens de cartão para bebidas na Polónia e de parte da Europa Central e Oriental

• Linha de última geração na fábrica de produção polaca da Stora Enso vai triplicar a capacidade anual de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas usadas no país, de 25 mil toneladas para 75 mil toneladas.

• Potencial para reciclar todo o volume de embalagens de cartão para bebidas vendidas na Polónia e volumes adicionais provenientes da Chéquia, Hungria, Eslováquia, Letónia, Estónia e Lituânia.

• Ao converter embalagens usadas em novos materiais para embalagens de cartão, a linha mantém recursos de qualidade em circulação, reduzindo a utilização de recursos primários.

5 de julho de 2023 – Com um investimento conjunto de cerca de 29 milhões de euros da Tetra Pak e da Stora Enso, uma nova linha de reciclagem de cartão para bebidas pós-consumo vai entrar em funcionamento na Polónia. A linha tem o potencial de triplicar a capacidade anual de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas no país – de 25 mil para 75 mil toneladas – e oferece a possibilidade de absorver todo o volume de embalagens de cartão para bebidas vendidas na Polónia, bem como volumes adicionais de países vizinhos, incluindo a Chéquia, Hungria, Eslováquia, Letónia, Estónia e Lituânia.

Com uma capacidade anual de 50 mil toneladas, a linha de última geração da Stora Enso em Ostrołęka, na Polónia, trata exclusivamente de materiais das embalagens de cartão para bebidas, separando as fibras de cartão dos polímeros e do alumínio. As fibras são então recicladas em materiais de cartão, contribuindo de forma eficaz para a circularidade dos materiais através da conversão de embalagens de cartão usadas em novos materiais para embalagens de cartão. Esta nova unidade de reciclagem de cartão complementa o trabalho da empresa checa Plastigram Industries, que, juntamente com a Tetra Pak, está a industrializar uma solução para reutilizar polietileno e alumínio reciclados em novos produtos.

"Durante décadas, temos trabalhado para melhorar a capacidade de reciclagem das embalagens de cartão para bebidas, colaborando com entidades da reciclagem, fornecedores de tecnologia e fornecedores de novos equipamentos e instalações", afirma Lars Holmquist, vice-presidente executivo de Sustentabilidade e Comunicações da Tetra Pak.

"Em 2022, a Tetra Pak contribuiu com quase 30 milhões de euros para projetos de recolha e reciclagem em todo o mundo, tendo planos para ir mais longe e investir, anualmente, até 40 milhões de euros. Como parte da Alliance for Beverage Cartons and the Environment (ACE), apoiamos a ambição da indústria de aumentar a taxa de recolha para reciclagem de embalagens de cartão para bebidas para 90% e a taxa de reciclagem para 70%, na União Europeia, até 2030. É com satisfação que verifico que a nossa colaboração com a Stora Enso resulta num dos maiores centros de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas da Europa, o que contribui para este objetivo. Este é também um excelente exemplo de como as ações sistémicas e coletivas podem ajudar a manter materiais renováveis de qualidade em circulação, como as fibras de cartão provenientes de embalagens de cartão recicladas.”

"Estamos muito satisfeitos por ver os resultados da nossa estreita cooperação com a Tetra Pak, que, tal como a Stora Enso, aposta no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Esta nova e moderna solução representa uma expansão significativa da capacidade de reciclagem europeia e mais um passo em direção à circularidade das embalagens de consumo. Além de complementar o alcance atual da nossa unidade de produção na Polónia, esta unidade de reciclagem vai contribuir significativamente para os objetivos de reciclagem e redução de resíduos da proposta da União Europeia para um Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens", afirma Hannu Kasurinen, EVP Packaging Materials da Stora Enso.

A nova linha destina-se a aumentar a reciclagem de embalagens de cartão para bebidas na Europa Central e Oriental, integrada no objetivo de a indústria de embalagens de cartão para bebidas apoiar os objetivos de circularidade da proposta de Regulamento da União Europeia relativo a embalagens e resíduos de embalagens (PPWR). Além disso, reflete o papel fundamental da reciclagem no apoio à transição verde do setor das embalagens para alimentos. A indústria já investiu cerca de 200 milhões de euros para aumentar a capacidade de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas na União Europeia e planeia investir mais 120 milhões de euros até 2027.

FIM

Notas para os editores

Tetra Pak revela colaborações e investimentos de reciclagem antes do Dia da Terra

Stora Enso e Tetra Pak lançam estudo de viabilidade para acelerar a reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas no Benelux