Nova Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge, a embalagem adaptada às novas preferências dos consumidores

• Tetra Pak estabelece parceria com marca europeia de sumos, líder no seu mercado nacional, para lançar a nova embalagem de cartão para bebidas Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge.

• Ao maximizar a percentagem de material renovável - cartão e polímeros de origem vegetal, provenientes da cana-de-açúcar de origem responsável -, esta nova embalagem de cartão pode reduzir significativamente a sua pegada de carbono.

• O aspeto distinto da embalagem foi concebido para se destacar nas prateleiras e ser mais atrativa para os consumidores mais jovens e adultos com um estilo de vida dinâmico. Simultaneamente, proporciona maior flexibilidade e eficiência de produção aos fabricantes de alimentos e bebidas.

24 de setembro de 2024 – A Tetra Pak acaba de lançar a Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge, uma nova embalagem de cartão para bebidas, em parceria com uma empresa europeia de sumos, néctares e refrigerantes líder no seu mercado nacional. Esta inovadora embalagem, de consumo individual, destaca-se nas prateleiras, com o seu aspeto distinto e design ergonómico que responde à preferência atual por embalagens mais altas e estilizadas.

Estudos recentes1 mostram que, à medida que os consumidores repensam os gastos, a abordagem de um design “menos é mais”, caracterizada pela simplicidade, está a ganhar popularidade. Concebida para ser de fácil utilização, a forma da nova embalagem de cartão é mais confortável de manusear, especialmente para quem tem mãos pequenas. A abertura larga assegura um fluxo constante para beber mais facilmente, enquanto o tamanho compacto torna-a prática para consumir fora de casa.

A combinação da inclinação do topo da embalagem Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge com a tampa unida DreamCap™ 26 Pro minimiza o desperdício de produto. Simultaneamente, facilita o processo de reciclagem, já que a tampa, ao permanecer unida, permite que, após o consumo, se recicle tudo junto no ecoponto amarelo, evitando que acabe dispersa no meio ambiente.

Adicionalmente, a pegada de carbono desta embalagem é reduzida em 76%2, graças a uma percentagem de material renovável superior a 85%, que a empresa de sumos optou por adotar. Isto é possível através da combinação de cartão proveniente de florestas com certificação Forest Stewardship Council® (FSC®) e outras fontes controladas, com polímeros de origem vegetal, provenientes da cana-de-açúcar de origem responsável. O seu reduzido impacto ambiental torna esta embalagem mais atrativa para os consumidores mais jovens, com maior probabilidade de tomarem decisões de compra mais conscientes do ponto de vista ambiental (de acordo com uma investigação da Harvard Business Review)3.

A embalagem Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge é ideal para uma ampla gama de bebidas, incluindo produtos lácteos, sumos e bebidas funcionais. Disponível na mais recente máquina de enchimento Tetra Pak® A3/CompactFlex, bem como nas linhas existentes através de uma atualização simples e económica, permite cinco configurações de embalagem4 numa única máquina de enchimento. Esta versatilidade permite alternar rapidamente entre diferentes tamanhos de embalagens e diferentes sistemas de abertura, otimizando a eficiência da produção5 e alargando a gama de ofertas on-the-go, para que as marcas de alimentos e bebidas (F&B) possam selecionar a embalagem que melhor se adapta às necessidades específicas dos consumidores, atraindo assim um público ainda mais vasto.

No que diz respeito ao transporte, o formato mais alto e mais fino da embalagem permite transportar praticamente o mesmo número de litros e até 10% mais embalagens por palete6, traduzindo-se em menos envios e mais produto.

Francesco Faella, Vice-President Business Sector Ambient da Tetra Pak, afirma: “Ao colaborar com uma marca europeia de sumos líder no seu mercado, e ao lançar a Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge, estamos a responder ao apelo da indústria para uma maior flexibilidade e opções de design elegante que ajudarão as marcas a destacarem-se nas prateleiras. É importante salientar que estamos a fazer isto ao mesmo tempo que respondemos às preferências e expectativas dos consumidores. Com base num recente estudo global7, as preocupações ambientais permanecem elevadas para 76% dos inquiridos, com mais de 60% a escolherem produtos com embalagens ambientalmente responsáveis numa tentativa de proteger as gerações futuras e um quinto a mostrar preferência por embalagens produzidas com materiais renováveis.”

FIM

Referências:

1. Tetra Pak-WGSN Design Trend Forecast 2023-2024
  2. Fonte: Carbon Trust™ - Modelo da “Calculadora de CO2” da Tetra Pak para embalagens de cartão verificada pela Carbon Trust™, versão 10 (válido a partir de abril de 2024). Âmbito: medição do ciclo de vida de uma embalagem de cartão Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge com materiais de origem vegetal e materiais adicionais (i.e.tampa) em comparação com a embalagem standard Tetra Prisma® Aseptic 300 Edge com plástico de origem fóssil. Geografia: Dados da indústria da UE. Para mais informações, visite carbontrust.com/Tetrapak
  3. https://hbr.org/2023/09/research-consumers-sustainability-demands-are-rising
  4. As cinco configurações de embalagem incluem: Tetra Prisma® Aseptic 200 com palhinha; Tetra Prisma® Aseptic 200 com tampa DreamCap™ 26 ou tampa unida DreamCap™ 26 Pro; Tetra Prisma® Aseptic 250 com palhinha; Tetra Prisma® Aseptic 250 com tampa DreamCap™ 26 ou tampa unida DreamCap™ 26 Pro; Tetra Prisma® Aseptic 300 com tampa DreamCap™ 26 ou tampa unida DreamCap™ 26 Pro.
  5. Inclusão de três formatos em Quick Change, com a Tetra Prisma® Aseptic 200 Edge e Tetra Prisma® Aseptic 250 Edge, para maior flexibilidade e eficiência quando comparado com a Tetra Prisma® Aseptic 330 Square.
  6. Em comparação com a embalagem Tetra Prisma® Aseptic 330 em palete (EU) com caixas com abertura WASF.
  7. O mais recente estudo Sustainable Packaging Consumer Research da Tetra Pak realizado em 2023, incluiu um total de 14.500 entrevistas a consumidores com base num questionário online em 29 mercados: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Arábia Saudita, Turquia, África do Sul, Egito, China, Índia, Japão, Austrália, Indonésia, Filipinas, Coreia do Sul, Vietname, Brasil, EUA, México, Colômbia e Argentina.