“O Giro das Embalagens”: Tetra Pak e ESAD.CR aliam reciclagem ao design em iniciativa de sensibilização

Lisboa, 25 de novembro de 2021 – A Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, uniu-se à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) para a criação d’ O Giro das Embalagens, projeto que pretende incentivar a reciclagem.

Esta iniciativa pretende que os consumidores, criadores, marcas e indústrias reconheçam o ecoponto amarelo como o ponto de partida de um processo de transformação do desperdício em novas matérias-primas que irão moldar o futuro da produção e do consumo.

Para tal, foi criado um workshop, destinado aos estudantes do 3º ano do curso de Design Industrial, da ESAD.CR, intitulado Exploração da Materialidade das embalagens da Tetra Pak. Nesta atividade os alunos ganharão conhecimento sobre processos criativos de reciclagem e reutilização das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), e desafiados a refletir sobre o seu “valor” - desde a fase em que é depositada nos ecopontos, à recolha, à reciclagem, às novas matérias, ao design e produção de produtos, até chegar novamente ao consumidor.

O Giro das Embalagens contará ainda com trabalhos práticos dos alunos, que irão testar processos low technology e do it yourself na transformação das embalagens em novos produtos e assim contribuir para um futuro sustentável.

Para Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Iberia, “esta parceria procura ser mais um caminho para que a comunidade entenda a sua responsabilidade individual na economia circular. Consideramos que o envolvimento dos jovens é uma mais-valia, já que também eles têm uma palavra a dizer sobre o futuro que enquanto sociedade desejamos construir”.

A ESAD.CR assume-se como um parceiro natural para esta ação, uma vez que a sua formação assenta em processos de aprendizagem práticos, críticos e de natureza experimental e criativa que produzem um conhecimento interdisciplinar sobre a cultura contemporânea e as suas múltiplas formas de expressão.

O projeto termina no final de dezembro de 2021 e os trabalhos finais serão apresentados no início do próximo ano.

Giro giro é fazer o certo e colocar as embalagens da Tetra Pak no Ecoponto amarelo. Também é giro ver o giro que as embalagens dão ao renascerem num outro lugar! Que Giro, as embalagens dão origem a outros produtosé uma das ideias-chave da iniciativa.

SOBRE A TETRA PAK

A Tetra Pak é uma empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar. Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores e clientes, de forma a disponibilizar produtos práticos, inovadores e ambientalmente responsáveis, capazes de satisfazer as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países. Com mais de 25.000 colaboradores em todo o mundo, acreditamos numa liderança industrial responsável, capaz de assegurar um crescimento sustentável. Para mais informação sobre a Tetra Pak, visite o nosso site Web, em https://www.tetrapak.com/pt-pt.