• news.cision.com/
  • Tetra Pak/
  • Resulima, Valorminho, Resiaçores e Equiambi premiados pela recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos em 2025

Resulima, Valorminho, Resiaçores e Equiambi premiados pela recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos em 2025

Report this content

  • Concurso “Melhor Desempenho. Mais Reciclagem.”, que junta a Tetra Pak à Sociedade Ponto Verde, distingue os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que se destacaram na recolha das embalagens de cartão para alimentos líquidos.
  • Vencedores das duas categorias recebem prémio monetário para investir em iniciativas de sensibilização ou aquisição de equipamento.

 

Lisboa, 02 de março de 2026 Resulima e Valorminho, em Portugal Continental, e Resiaçores e Equiambi, no arquipélago dos Açores, são os grandes vencedores da terceira edição do concurso “Melhor Desempenho. Mais Reciclagem.”, promovido pela Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde. Dirigida aos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), a iniciativa tem como objetivo incentivar a recolha para reciclagem de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), como, por exemplo, pacotes de leite ou sumos.

Duas categorias estavam a concurso em 2025: uma para premiar a maior recolha per capita e outra para o maior aumento percentual anual de ECAL retomadas em comparação com o ano transato.

A Resulima, já distinguida na edição anterior e que abrange os municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, registou a maior recolha per capita, em Portugal Continental, com 1,004 kg de ECAL. Nas Ilhas, a distinção foi atribuída à Resiaçores, das Flores, com 5,531 kg.

O maior aumento percentual de ECAL retomadas, em Portugal Continental, foi alcançado pela Valorminho, que atua nos municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, com mais 141,2 por cento. Nas Ilhas, o valor alcançado pela Equiambi, da Graciosa, fixou-se em mais 150,5 por cento.

Os quatro SGRU distinguidos vão receber um prémio de cinco mil euros.

Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak, afirma: “Esta edição voltou a demonstrar o compromisso dos SGRU em reforçar e aumentar a recolha de ECAL, em todo o território nacional. No total, estamos a distinguir quatro entidades – no continente e ilhas – porque acreditamos que é fundamental direcionar mais incentivos para aumentar as taxas de reciclagem no nosso país. Mas este esforço também depende de nós, consumidores, que temos o poder de dar uma nova vida aos pacotes de bebidas que consumimos através de um gesto simples e ao alcance de todos: colocar as embalagens de leite, sumo, natas ou polpa de tomate no ecoponto amarelo.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, destaca: “A Sociedade Ponto Verde trabalha, em proximidade, com os seus parceiros, para que haja mais e melhor reciclagem de embalagens em Portugal. Por isso, voltamos a estar ao lado da Tetra Pak para esta iniciativa em particular, que premeia os SGRU que estão na linha da frente, mas incentiva todos a alcançarem melhores resultados. Os dados mostram que é preciso aumentar a participação das ECAL no processo de reciclagem e os investimentos feitos para otimizar a operação e o nível de serviço prestado têm de traduzir-se em resultados eficazes e mensuráveis. Tal como vemos acontecer neste concurso.”

A mais recente edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem.” decorreu entre janeiro e dezembro de 2025. A participação dos SGRU não depende de qualquer declaração ou inscrição – basta efetuarem a recolha de ECAL para reciclagem e terem contrato com a Sociedade Ponto Verde.

Subscrever

Media

Media