Sociedade Ponto Verde, Tetra Pak e Valorsul investem no primeiro robot de triagem com IA em Portugal

Lisboa, 03 de junho de 2024 - A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e Região Oeste, anunciou hoje um investimento numa inédita tecnologia de triagem robotizada em Portugal. Em colaboração com a Sociedade Ponto Verde e com a Tetra Pak, líder mundial em soluções de processo e embalagens alimentares, será instalada uma tecnologia de triagem digital automatizada da Recycleye nas instalações da Valorsul, em Lisboa, que irá permitir uma maior capacidade de triagem e um aumento do volume de embalagens de cartão para bebidas triadas e enviadas para reciclagem.

A solução da Recycleye utiliza visão computacional e robótica para detetar e separar automaticamente os resíduos e será instalada para melhorar a recuperação das embalagens de cartão para bebidas. A Sociedade Ponto Verde, cuja missão está intrinsecamente ligada à agenda do Ambiente, da Sustentabilidade e da Economia Circular, dada a responsabilidade na organização, gestão da retoma e valorização dos resíduos de embalagem em Portugal, está a cofinanciar e a apoiar o projeto, através do seu programa de inovação aberta re_source, juntamente com a Tetra Pak, permitindo à Valorsul aumentar o número de embalagens de cartão para bebidas separadas para reciclagem, fornecendo um maior volume de recicláveis a partir da fábrica e assegurando que mais resíduos de embalagens da zona de Lisboa são reciclados.

A solução, conhecida como Recycleye Robotics, já foi implementada com sucesso em instalações de triagem em todo o Reino Unido e noutros locais da Europa e utiliza uma base de dados única de imagens de resíduos para detetar com precisão os materiais a triar. O Recycleye Robotics utiliza a IA (Inteligência Artificial) para identificar visualmente os objetos, incluindo os que são feitos com várias camadas de materiais, como as embalagens de cartão para bebidas.

Anteriormente, a deteção automática de embalagens de cartão para bebidas era um desafio para a tecnologia de triagem tradicional, o que levava a que menos artigos fossem triados para reciclagem. Com esta nova tecnologia, os profissionais responsáveis pela seleção irão trabalhar em colaboração com o robot para obter um nível mais elevado de pureza dos materiais das embalagens de cartão para bebidas separadas.

À medida que os artigos passam ao longo do tapete, o sistema Recycleye Vision analisa e regista os dados de cada objeto detetado, fornecendo uma análise quase em tempo real sobre a composição dos materiais. O sistema pode selecionar os objetos de forma mais consistente e precisa do que um ser humano e pode funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana, se necessário.

A propósito do investimento, António Afonso, da Valorsul, diz: “Estamos orgulhosos por investir no primeiro robot de triagem de resíduos com IA a ser instalado em Portugal.  Esta inovação permitir-nos-á, não só separar mais material para reciclagem, apoiando os objetivos ambientais de Lisboa, mas também compreender as oportunidades mais amplas que a triagem robótica oferece noutras áreas do nosso negócio”.

Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia, refere: “Estamos muito satisfeitos por apoiar este investimento em inovação e por garantir uma maior reciclagem das embalagens de cartão para bebidas em Portugal. A utilização da IA vai permitir uma separação mais precisa de mais embalagens e garantir que materiais valiosos não se perdem e que são reutilizados para benefício da economia portuguesa”.

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma: “Estamos muito orgulhosos por cofinanciar este significativo investimento português em inovação, promovendo uma nova parceria destinada a melhorar a reciclagem de resíduos de embalagens e a alcançar as metas de reciclagem. A utilização de uma solução digital como a Recycleye permitir-nos-á recolher dados e informações, melhorando assim a nossa compreensão do volume de embalagens de cartão recicladas. Este projeto é mais um exemplo de colaboração entre as partes interessadas na cadeia de valor. Reforçamos, assim, que a inovação colaborativa é a solução para os desafios do setor dos resíduos em Portugal, tornando mais eficiente a reciclagem das embalagens”.

Matias Gualtieri, Technical Sales Manager para Iberia da Recycleye, concluiu: “A utilização de IA para detetar e separar os resíduos de embalagens de cartão para alimentos e bebidas é uma solução inovadora para responder ao desafio de aumentar a reciclagem em Portugal. Estamos orgulhosos de fazer parte da solução, trazendo o sucesso dos nossos robots de outros locais da Europa para o benefício da Valorsul e de Lisboa”.