Tetra Pak lança gama de homogeneizadores em aço inoxidável “Circle Green” com menor pegada de carbono

• O aço inoxidável Circle Green® da Outokumpu, é um material com uma pegada de carbono até 93% inferior em comparação com a média global da indústria.

• A sua utilização em homogeneizadores reduz as emissões de CO entre 160 kg e 1370 kg por máquina, impulsionando ainda mais o objetivo de ajudar os fabricantes de alimentos e bebidas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.

11 de junho de 2024 – A Tetra Pak expande a sua gama de homogeneizadores e disponibiliza máquinas em aço inoxidável Outokumpu Circle Green®1, um material com uma pegada de carbono até 93% mais reduzida em comparação com a média global da indústria2. Este aço inoxidável inovador estará disponível, a partir de junho, como opção para todos os modelos da linha de homogeneizadores da Tetra Pak na Europa, antes de ser lançado globalmente até ao final do ano.

Com aproximadamente 7% das emissões mundiais de dióxido de carbono provenientes da indústria global do aço3, a inovação em novas formas de aço inoxidável desempenha um papel importante na redução das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE). Na indústria de alimentos e bebidas, tudo, desde bebidas lácteas a condimentos, depende da homogeneização como parte do seu processo de produção.

A escolha de homogeneizadores da Tetra Pak com um exaustor em aço inoxidável “Circle Green” oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas uma forma viável de reduzir as emissões de Âmbito 3, um aspeto vital, mas desafiante, para atingir os objetivos de emissões líquidas zero. A utilização do “Circle Green” em homogeneizadores reduz as emissões de CO entre 160 kg a 1370 kg por máquina4, dependendo do modelo. Além disso, oferece os mesmos benefícios e recursos que outras linhas de homogeneizadores Tetra Pak, como durabilidade, fiabilidade e facilidade de operação.

Esta colaboração estratégica com a Outokumpu, líder mundial em aço inoxidável sustentável, marca o início de uma aliança que fará com que as duas empresas explorem mais aplicações “Circle Green” em toda a gama de equipamentos da Tetra Pak. Este trabalho visa ajudar ainda mais os fabricantes de alimentos e bebidas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade, bem como responder a iniciativas regulamentares como o Green Deal europeu.

O lançamento deste portfólio é o mais recente passo em direção aos compromissos de emissões líquidas zero da Tetra Pak e faz parte de uma gama de soluções que pretendem ter uma visão holística das emissões para os fabricantes de alimentos e bebidas, tendo em conta as emissões envolvidas no fabrico de equipamentos, juntamente com a adoção de uma abordagem em toda a fábrica para otimizar a energia, a água e a limpeza in situ (CIP).

Niklas Wass, Vice-Presidente Executivo da Stainless Europe, Outokumpu, afirma: “O aço inoxidável de baixas emissões está no centro das soluções de sustentabilidade em todo o mundo. Desempenha um papel fundamental para acelerar a transição verde e a indústria de Alimentação e Bebidas é um bom exemplo onde pode ter um impacto significativo. Estamos orgulhosos de colaborar com a Tetra Pak nesta iniciativa transformadora e esperamos oferecer e desenvolver soluções sustentáveis que facilitem a descarbonização em toda a cadeia de valor. A cooperação entre as duas empresas é uma ação concreta para reduzir as emissões na indústria.”

Fiona Liebehenz, Vice-Presidente de Key Components Plant Solutions and Channel Management da Tetra Pak, comenta: “A inovação ocupa um lugar central na nossa filosofia empresarial e na nossa abordagem à sustentabilidade. A incorporação da solução ‘Circle Green’ na nossa gama de produtos é um passo importante para alavancar as inovações mais recentes e melhorar as nossas emissões, enquanto ajuda a reduzir as emissões nas instalações dos clientes. Assim, avançamos juntos no objetivo de alcançar zero emissões líquidas até 20505.”

FIM

Referências:

1 https://www.outokumpu.com/en/expertise/2023/your-questions-about-circle-green-answered

2 Emissões médias mundiais de CO (2023): 7 kg de COe por kg de aço inoxidável (cálculo da Outokumpu baseado em dados fornecidos por CRU, worldstainless e Kobolde & Partners AB). Emissões de CO do Circle Green da Outokumpu: até 0,5 kg de COe por kg de aço inoxidável.

3 AIE. (2020). Roteiro da tecnologia do ferro e do aço.

4 Cálculo da Outokumpu baseado em dados de CRU e Worldstainless: Média europeia 2,8t/tco2; Circle Green 0,57t/tco2.

5https://www.tetrapak.com/sustainability/focus-areas/climate-and-decarbonisation/decarbonising-the-value-chain#ambitions-targets