Tetra Pak reduz 20% das emissões de gases com efeito de estufa em toda a cadeia de valor desde 2019

• Lançamento de uma embalagem de cartão assética para bebidas com uma barreira à base de papel, com 90% de conteúdo renovável.
  • Redução de 47% das emissões operacionais de gases com efeito de estufa (GEE) 1 a partir de 2019.
  • Implementação de uma estratégia global para a transformação dos sistemas alimentares2, que estabelece quatro vias principais com objetivos, tal como divulgado na COP28.

05 de junho de 2024 - A Tetra Pak lança, hoje, o 25.º Relatório de Sustentabilidade, que regista o progresso da empresa na sua agenda de sustentabilidade. O documento centra-se em cinco áreas interdependentes: sistemas alimentares, circularidade, clima, natureza e sustentabilidade social.

Lançado no Dia Mundial do Ambiente da ONU, assinalado a 5 de junho, o Relatório de Sustentabilidade 20233 da empresa mostra uma redução de 20% nas emissões de GEE da cadeia de valor4 e uma redução de 47% nas emissões de GEE nas suas operações desde 2019. Neste último caso, a Tetra Pak posiciona-se no caminho certo para atingir o objetivo de zero emissões líquidas de GEE das suas próprias operações até 20305 e dá suporte à sua ambição a longo prazo de trabalhar em conjunto com fornecedores, clientes e outros stakeholders para atingir zero emissões líquidas de GEE em toda a cadeia de valor até 20506.

Outro marco importante em 2023 foi o lançamento de uma embalagem de cartão assética para bebidas com uma barreira de papel, que reduz a sua pegada de carbono em um terço (33%)7 e aproxima a empresa do desenvolvimento da embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo8. Esta inovação de âmbito mundial foi o resultado de um investimento de 100 milhões de euros em investigação e desenvolvimento de embalagens em 2023 – com o mesmo investimento anual previsto para os próximos cinco a dez anos.

Além disso, em consonância com os objetivos da COP28, foi implementada uma estratégia abrangente9 para a transição sustentável dos sistemas alimentares e a redução do desperdício através de quatro alavancas de mudança e metas de redução, tal como a redução do desperdício alimentar em 50% até 2030, através da tecnologia de automatização das instalações de produção e de tecnologias de processo eficientes.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, afirma: “A colaboração é cada vez mais importante para alimentar de forma sustentável uma população em crescimento. A nossa presença global e as nossas soluções integrais dão-nos a oportunidade de colaborar diariamente com as partes interessadas ao longo de toda a cadeia de valor, desde agricultores e produtores de alimentos a fornecedores, decisores políticos, consumidores, entre outros. Compreendemos a responsabilidade inerente a este papel e continuamos empenhados em desempenhá-lo para transformar os sistemas alimentares mundiais, garantindo que são mais seguros, mais resilientes e mais sustentáveis.”

O Relatório de Sustentabilidade do ano fiscal de 2023 da Tetra Pak destaca outras conquistas da empresa e as suas iniciativas contínuas para proteger os alimentos, as pessoas e o planeta. Estas incluem:

• Expansão dos Programas de Alimentação Escolar: A empresa ajudou 64 milhões de crianças em 49 países a ter acesso a leite e outras bebidas nutritivas através dos Programas de Alimentação Escolar.
  • Promoção da reciclagem: Globalmente, a quantidade de embalagens de cartão para bebidas recolhidas e enviadas para reciclagem em todo o mundo aumentou 7%, em comparação com 202210. Além disso, registou-se um aumento de 14% no volume de polyAl enviado para reciclagem11.
    • Em Portugal, foram recolhidas para reciclagem no ecoponto amarelo 10.800 toneladas de embalagens de cartão para bebidas, no ano passado. Trata-se de um aumento de 3,5%, face a 2022, quando foram recolhidas para reciclagem no ecoponto amarelo 10.400 toneladas de embalagens de cartão para bebidas. Estes dados são suportados pela campanha da Tetra Pak “Reciclar Alimenta”, que na sua edição de outubro de 2023 conseguiu recolher para reciclagem no ecoponto amarelo 750 toneladas de embalagens de cartão para bebidas - uma subida de 7% face ao mesmo mês de 202212.
  • Reconhecimento da liderança em transparência e desempenho corporativo:  Pelo oitavo ano consecutivo, a Tetra Pak foi incluída na “Lista A” do CDP Forests. Paralelamente, a empresa recebeu uma classificação de “A-” em Segurança da Água, no primeiro ano em que o relatório abrange esta área.
  • Implementação ativa dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.

O relatório completo pode ser consultado aqui.

FIM

Referências:

1. Âmbitos 1, 2 e viagens de trabalho.
  2. Definição: Um sistema alimentar é um sistema que engloba todos os elementos (ambiente, pessoas, inputs, processos, infraestruturas, instituições, mercados e comércio) e atividades relacionados com a produção, transformação, distribuição e comercialização, preparação e consumo de alimentos e os resultados destas atividades, incluindo os resultados socioeconómicos e ambientais. Fonte: High Level Task Force on Global Food and Nutrition Security (HLTF) (un.org)
  3. O exercício de 2023 engloba o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.
  4. Âmbitos 1, 2 e 3. O âmbito 1 abrange as emissões diretas de fontes próprias ou controladas. O âmbito 2 contempla as emissões indiretas da produção de eletricidade comprada, vapor, aquecimento e refrigeração consumidos pela empresa que apresenta o relatório. O âmbito 3 inclui todas as outras emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma empresa.
  5. Âmbitos 1, 2 e viagens de trabalho, em comparação com 2019.
  6. Âmbitos 1, 2 e 3, em comparação com 2019.
  7. Versão 9 do modelo 'Calculadora de CO2 da embalagem' da Tetra Pak verificada por Carbon Trust™ (válida a partir de 2023-01-01). Alcance: medição do ciclo de vida completo de uma embalagem de cartão Tetra Brik® Aseptic 200 Slim Leaf com polímeros de origem vegetal no revestimento e na barreira à base de papel, em comparação com uma embalagem Tetra Brik® Aseptic 200 Slim Leaf normal. Geografia: Dados da indústria na UE.
  8. A ambição da Tetra Pak é criar a “embalagem alimentar mais sustentável do mundo”. Isto significa criar embalagens de cartão feitas de materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, que ajudam a proteger e a restaurar o clima, os recursos e a biodiversidade do nosso planeta; que contribuem para a produção e distribuição de baixo carbono; que são convenientes e seguras, ajudando assim a criar um sistema alimentar resiliente; e que são totalmente recicláveis.
  9. “Vamos alimentar o futuro”, uma iniciativa da Tetra Pak para a transição sustentável do sistema alimentar e redução do desperdício.
  10. O componente não fibroso das embalagens de cartão é conhecido por polyAl, que se refere às camadas de polietileno e alumínio utilizadas como barreira contra o oxigénio e a humidade para proteger o conteúdo alimentar nas embalagens de cartão asséticas.
  11. Para as embalagens de cartão recolhidas para reciclagem, utilizamos, sempre que disponíveis, dados públicos oficiais de fontes reconhecidas, tais como agências governamentais, organizações de retoma registadas, associações industriais nacionais, ONG, etc., que são regularmente comunicados através de uma abordagem coerente.
  12. Campanha “Reciclar Alimenta”, uma iniciativa da Tetra Pak que converte as embalagens recolhidas no ecoponto amarelo para reciclagem em refeições entregues às populações mais vulneráveis. Em 2023, a Refood juntou-se a esta ação que contou com a solidariedade dos portugueses através da doação de mais de 112 mil refeições, evitando assim mais de 56 toneladas de desperdício alimentar.