AICEP PORTUGAL GLOBAL E SOSA LANÇAM O NOVO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE EMPRESAS PORTUGAL TECH NYC E ELEGEM CINCO FINTECHS PORTUGUESAS

Report this content

Sempre atenta ao crescente posicionamento de Portugal e das empresas portuguesas em eixos tão estratégicos como a inovação e transformação digital, a AICEP Portugal Global e a SOSA lançaram o Portugal Tech NYC, um programa de aceleração para equipar empresas de tecnologia portuguesas em expansão com as ferramentas, estratégia e conhecimento necessários para se afirmarem nos Estados Unidos e dar asas aos seus planos de expansão.

O primeiro grupo de 5 empresas selecionadas para o Portugal Tech NYC conta com 5 fintechs e insurtechs portuguesas com plataformas e soluções inovadoras em áreas como banca e finanças, gestão omnicanal de experiência de cliente, transformação digital, IA, automação de captura de dados, jornada digital e otimização de processos empresariais.

Esta iniciativa vem reforçar os indicadores apresentados no último Portugal Fintech Report 2021, no qual é destacada a crescente trajetória do país como Pólo e referência internacional de inovação e empreendedorismo. O vibrante ecossistema de tecnologia de Portugal é atribuído principalmente à sua abertura internacional, alta concentração de talento, crescente fluxo de investimento internacional e proximidade de investidores  e parceiroslocais em crescimento. Como resultado, o Portugal tem atualmente cinco unicórnios (mais do que Espanha, Itália e Grécia juntas), é o 4º líder em tecnologia na União Europeia e é o anfitrião de organizações estratégicas como a Web Summit e a European Startup Nations Alliance ( ESNA).

A parceria da AICEP Portugal Global e a SOSA permitirá que estas cinco empresas de tecnologia portuguesas mergulhem inicialmente no ecossistema de tecnologia da cidade de Nova York para se expandir nos EUA e em outros mercados-alvo.

Com o programa Portugal Tech NYC, as empresas de tecnologia participarão ao longo de 4 meses, numa série de workshops orientados para aumento de escala de negócio e sessões com  mentores especializados para a melhor adaptação dos seus produtos e serviços ao mercado americano.

As empresas são:

ebankITuma plataforma integrada e omnicanal de banca digital.

DocDigitizer, uma solução que tem como objetivo a automatização de processos documentais das empresas.

ITSCREDIT, que oferece uma plataforma digital e omnicanal de gestão de todo o ciclo de vida de um contrato de financiamento.

VISOR.AI, uma plataforma de IA para empresas que querem otimizar as interações com os seus clientes e canais.

LOQR, uma solução end-to-end dedicada para instituições bancárias e financeiras que queiram reinventar a experiência digital dos seus clientes.

“Esta iniciativa é um sinal claro do nosso empenho em potenciar o crescimento das empresas portuguesas nos mercados internacionais. O programa Portugal Tech NYC é uma resposta integrada às necessidades e desafios destas empresas de tecnologia para que tenham sucesso num mercado tão competitivo como o EUA ", refere João Mota Pinto, Diretor da AICEP - Agência Portuguesa de Comércio e Investimento nos Estados Unidos.

“A procura de soluções inovadoras de fintech está a crescer exponencialmente em todo o mundo, à medida que as indústrias tradicionais estão a ser transformadas. Através da nossa parceria com a AICEP e da nossa experiência e conhecimento das necessidades do mercado, a SOSA apoiará a expansão destas fintechs portuguesas à medida que procuram consolidar as suas propostas de valor e plataformas", afirma Uzi Scheffer, CEO da SOSA.

SOBRE A AICEP PORTUGAL GLOBAL

AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal é a entidade pública que promove a captação de investimento produtivo, o aumento das exportações e a interna- cionalização das empresas e da economia portuguesas, sendo o parceiro de negócios ideal para investir em Portugal ou comprar serviços e produtos portugueses, numa lógica de agência “one-stop-shop”.

Através dos seus escritórios em Portugal e no estrangeiro, a AICEP apoia as empresas interna- cionais na concretização de investimentos em Portugal, na análise dos projetos, na escolha do local de instalação e na seleção dos recursos humanos.

Com uma rede de delegações em mais de 50 mercados, a AICEP acompanha as empresas portuguesas nos seus processos de internacionalização e/ou exportação, trabalhando, diaria- mente, na pesquisa de informação e no desenvolvimento de produtos e serviços para as apoiar nesse caminho.

Toda a informação sobre a AICEP Portugal Global USA em https://portugalglobal-northamerica.com.

SOBRE A SOSA

A SOSA é uma empresa global de inovação que tem como missão a construção de ecossistema globais de inovação e tecnologia e programas de aceleração e transformação digital ajustados a cada contexto e mercado.

Desde a sua abertura em 2015, com a sua primeira sede em Tel Aviv, Israel, a SOSA tem vindo a expandir a sua rede de programas, criando novas sedes de inovação em Nova York e Londres. Os parceiros da SOSA incluem corporações multinacionais como HP, Schneider Electric, SwissRe, RBC, Rafael, Tokio Marine e entidades governamentais como o Governo Australiano, CNI (Confederação Nacional da Indústria no Brasil) e o Governo Basco.

Mais informação em https://www.sosa.co/

Tags: