DARiACORDAR e WEB SUMMIT juntos no combate ao desperdício alimentar

Report this content

A DARiACORDAR – Associação Contra o Desperdício, e o WEB SUMMIT voltam a unir esforços e reforçar a parceria para combater o desperdício alimentar e garantir que o maior evento mundial dedicado à Inovação, Empresas, Startups, Tecnologia e Empreendedores é cada vez mais sustentável. Porque o futuro é feito de novas ideias e de impactos sociais e ambientais positivos, com desperdício zero.

A nova edição 2023 do WEB SUMMIT, a ter lugar ao longo desta semana, reunindo mais de 70 mil participantes e empresas, renovou a parceria com a DARiACORDAR para gestão de todo excedente de produção alimentar das várias empresas presentes. Esta parceria permite a recolha e canalização de alimentos não consumidos para associações e famílias que desses bens precisam. E os números são impressionantes em somente 3 dias de evento!

Por edição, em apenas 3 dias, são recolhidas em média pela DARiACORDAR mais de 1 tonelada de alimentos, recuperadas e distribuídas mais 2.5 mil refeições e evitadas mais de 5 toneladas de emissões de CO2.

De acordo com o WEB SUMMIT, a DARiACORDAR foi a associação perfeita para garantir toda esta mega operação. Não só ser uma organização social e ambiental portuguesa sem fins lucrativos que aborda os resíduos de forma holística e ao longo de toda a pirâmide da produção alimentar, como também pela sua experiência e rede nacional com mais de 1000 parceiros, com a sua rede DA.360.

Para além disso, a DARiACORDAR desenvolve continuamente ações de sensibilização, promovendo atividades de comunicação, informação, educação e investigação para mudança de comportamentos e atitudes, assumindo a Inovação como a chave da sustentabilidade.

A ambição é transformar o mundo e o futuro, pensando em soluções, processos e indústrias circulares e sustentáveis através de novos modelos, conceitos e plataformas colaborativas.

Toda a informação em https://websummit.com e http://dariacordar.org.

Sobre a DariAcordar

Constituída em 26/01/2011, a DARiACORDAR teve como primeiro a redução do desperdício alimentar com o lançamento do programa Zero Desperdício, atuando logo desde o momento da sua fundação os 3 grandes pilares da sustentabilidade:  ambiente, economia e sociedade. Esta abordagem rapidamente ganhou relevância e alcance nacional, com a adesão progressiva das cidades e autarquias, empresas dos setores horeca, retalho e distribuição, ONGs e juntas de freguesia. Com mais de 35 milhões de refeições já distribuídas em Portugal, mais de 1.7 milhões de beneficiários e 680 mil famílias apoiadas, a DARiACORDAR contribuiu já para a redução de mais de 75 mil toneladas de emissões de CO2 e 17 mil toneladas de resíduos alimentares evitados, com a sua rede nacional DA.360 que conta com mais de 900 parceiros doadores e recetores.

Toda a informação em www.dariacordar.org

Tags: