• The Ad Store Portugal/

EDUCAR OS CONSUMIDORES SOBRE O DESPERDÍCIO ALIMENTAR E A SUSTENTABILIDADE: DARiACORDAR APRESENTA NOVA APP PARA AS FAMMÍLIAS PORTUGUESAS.

Report this content

É celebrado hoje, 29 de setembro, o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares, decretado pela ONU em 2020 com o objetivo de alertar para o impacto deste problema e a urgência em termos de sustentabilidade, que se reflete na sua inclusão nos desígnios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). É com esta visão que a DARiACORDAR participa hoje no painel MAKE IT SUSTAINABLE – Food Waste Edition,realizado da PHENIX, que conta com um painel de excelência para debater  tema “COMO PODEMOS EDUCAR OS CONSUMIDORES SOBRE O DESPERDÍCIO ALIMENTAR E A SUSTENTABILIDADE”.

Este evento conta com a participação de um painel de excelência: José Borralho, CE da Escolha do Consumidor; João Francisco Silva, Regulatory Manager na General Secretary Iberia Danone; André Ribeiro; Responsável de Sustentabilidade no Hotel Jupiter Albufeira; e Paula Policarpo, Presidente da Direção DARIACORDAR; e moderação de Daniela Santiago, Jornalista na RTP.

Um dos focos será também a nova app CONTRA O DESPERDÍCIO desenvolvida em parceria com a Auchan e lançada no 1º Dia Nacional da Sustentabilidade, no passado dia 25 de setembro, com o apoio da DECO. Uma app orientada especificamente para o consumidor e que permite ter toda a informação do impacto ambiental e económico do seu desperdício, disponível e com registo gratuito em https://app.contraodesperdicio.pt

A celebração do Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares, visa sobretudo o alcance de três grandes ambições:

- Reduzir em pelo menos 50% o desperdício alimentar até 2030 no retalho e no consumidor;

- Reduzir as perdas alimentares ao longo de toda a cadeia agroalimentar;

- Implementar uma estratégia integrada do Prado ao Prato a redução das perdas e desperdício alimentares.

Toda a informação sobre o evento MAKE IT SUSTAINABLE – Food Waste Edition, da Phenix em https://www.wearephenix.com/pro/pt-pt/make-it-sustainable/

Sobre a DariAcordar

Constituída em 26/01/2011, a DARiACORDAR teve como primeiro a redução do desperdício alimentar com o lançamento do programa Zero Desperdício, atuando logo desde o momento da sua fundação os 3 grandes pilares da sustentabilidade:  ambiente, economia e sociedade. Esta abordagem rapidamente ganhou relevância e alcance nacional, com a adesão progressiva das cidades e autarquias, empresas dos setores horeca, retalho e distribuição, ONGs e juntas de freguesia. Com mais de 35 milhões de refeições já distribuídas em Portugal, mais de 1.7 milhões de beneficiários e 680 mil famílias apoiadas, a DARiACORDAR contribuiu já para a redução de mais de 75 mil toneladas de emissões de CO2 e 17 mil toneladas de resíduos alimentares evitados, com a sua rede nacional DA.360 que conta com mais de 900 parceiros doadores e recetores.

Toda a informação em www.dariacordar.org

Tags: