Altri e Navigator oferecem, no imediato, Raio-X ao Hospital Distrital da Figueira da Foz

A ALTRI e a The Navigator Company ofereceram ao Hospital Distrital da Figueira da Foz um equipamento de radiologia digital que vai possibilitar a realização de exames radiológicos junto dos doentes infetados, reduzindo-se assim o tempo de diagnóstico e o risco de infeção, que é muito elevado em doentes com Coronavírus.

Com o novo equipamento, que ficará disponível no imediato, o Hospital Distrital da Figueira da Foz deixa de deslocar pacientes infetados até ao serviço de radiologia, evitando contaminações que podem causar infeções, em particular em idosos. A nova solução vai também contribuir para a redução do número de pacientes e camas acumulados no departamento de radiologia, o qual, para além dos utentes diários, recebe ainda doentes da consulta externa, bem como, urgências que possam ocorrer.

O novo Raio-X, um equipamento digital direto portátil de última geração, permite reduzir as repetições dos exames, baixando substancialmente as doses de radiação recebidas pelos pacientes e disponibiliza imediatamente as imagens aos clínicos, contribuindo para uma tomada de decisão mais rápida e eficaz, ajudando na redução dos custos de operação e na prestação de melhores cuidados aos doentes.

Sobre a ALTRI

A Altri é uma empresa de referência europeia na produção de pastas de eucalipto e na gestão florestal sustentável. Atualmente, a Altri tem três fábricas de pasta de celulose – a Celbi, a Caima e a Celtejo – com uma capacidade anual nominal superior a 1 milhão de toneladas.  A Celbi e a Celtejo produzem pasta de papel e a Caima produz pasta solúvel, utilizando como matéria-prima madeira de eucalipto.

Para uma melhor gestão da floresta, a Altri - através da sua subsidiária Bioelétrica da Foz - produz energia elétrica a partir de biomassa florestal. Atualmente estão em operação 5 centrais; - Mortágua (8.6 MW de potência instalada); - Figueira da Foz (localizadas nas instalações fabris da Celbi, uma com capacidade de 31 MW e outra de 37 MW potência instalada); - Constância (localizada nas instalações fabris da Caima, com capacidade de 12.8 MW) e Vila Velha de Rodão (localizada nas instalações fabris da Celtejo, com capacidade de 12.8 MW).

Paralelamente, as fábricas da Altri são excedentárias na produção de energia elétrica através da cogeração industrial de base renovável. Este processo assenta no aproveitamento de componentes vegetais com propriedades combustíveis e que não servem para a produção de pastas (lenhina), que são queimados numa caldeira de recuperação visando a produção de energia térmica e energia elétrica.

A Altri detém integralmente a Altri Florestal, empresa que tem cerca de 87 mil hectares de floresta sob intervenção, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Atualmente, estes ativos garantem um nível de autoabastecimento de cerca de 20% das necessidades de aprovisionamento das empresas do Grupo.

A estratégia florestal da Altri assenta na otimização da capacidade produtiva florestal através da implementação de um modelo silvícola de longo prazo, capaz de garantir um nível de rentabilidade adequado, gerido de forma sustentável e assente na aplicação das melhores práticas florestais.

As principais atividades do Grupo Altri são a produção de pasta para papel e solúvel e a produção de energia elétrica renovável. Sendo a produção de pasta o core business do Grupo e sendo a gestão florestal indissociável da mesma, a conjugação de ambas possibilita e potencia a atividade de produção de energia renovável, através da cogeração e da biomassa.

Com uma forte cultura de trabalho, de investigação e com um inconformado espírito de inovação, a Altri rapidamente atingiu um elevado know-how no setor da energia renovável, sendo hoje reconhecida, também nesta área, como um dos principais players portugueses.

www.altri.pt

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia, cuja atividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no setor.

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company é feita através da utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito. Todos os anos os nossos viveiros dão vida a mais de 12 milhões de plantas. Estes viveiros, os maiores da Europa, produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos, grande parte, não tendo viabilidade económica, e que são financiadas pela Navigator com o objetivo e manter a diversidade e de garantir a continuidade da espécie.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal, por exemplo, tinham, em 2019, um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,3 milhões de toneladas de CO2. Este montante é o equivalente às emissões que seriam geradas por 1,5 milhões de carros a percorrer uma distância equivalente ao perímetro do planeta Terra.

A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2035, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal. A Companhia tornou-se, assim, a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir este ambicioso objetivo, para o qual alocou um investimento total de €158 milhões, dos quais €24 milhões já efectuados em 2019.

Este compromisso é o culminar de uma estratégia de sustentabilidade que já havia sido distinguida, no início de 2019, com a classificação pelo Carbon Disclosure Project (CDP) de líder global no combate às alterações climáticas, alcançando um lugar de destaque na lista “A” desta organização. A The Navigator Company foi reconhecida pela sua atuação, em 2018, na redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono, sendo a única empresa portuguesa a obter a classificação máxima, integrando o lote das únicas cinco empresas a nível mundial do sector de pasta, papel e floresta que receberam esta distinção.

A Empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representa aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. Em 2019, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1,68 mil milhões. Cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino aproximadamente 130 países.

Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal Continental uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõe de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel), 120 mil toneladas de tissue produto acabado, e 2,5 Twh anuais de eletricidade, sendo responsável por cerca de 4% da produção de energia de Portugal e de 52% da energia produzida a partir de biomassa.