António Redondo assume liderança Executiva da Navigator

António Redondo é o novo Presidente da Comissão Executiva da The Navigator Company, assumindo funções a partir de 1 de janeiro de 2020, informou hoje a Empresa ao regulador do mercado.

Antonio Redondo substituirá nessa data João Castello Branco que tem ocupado o cargo interinamente desde Abril de 2019. João Castello Branco é Presidente Executivo da Semapa, holding que controla 69% da Navigator, e manterá a Presidencia do Conselho de Administração da Empresa.

Redondo, 55 anos, tem uma experiência de mais de três décadas na indústria papeleira e um know-how alargado sobre a operação da Empresa. Ingressou na Soporcel, em 1987, com uma trajetória extensa pelas áreas técnica e de produção da Empresa.

Em 1998 assume a Direção e, mais tarde, a Administração de áreas como Marketing e Vendas de Pasta e Papel, Supply Chain, Logística, Desenvolvimento de Produto, Revenue Management e Corporate Communication. Está, desde 2007, na Comissão Executiva da The Navigator Company que tem vindo a representar em várias organizações nacionais e internacionais.

António Redondo é licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, frequentou o curso de Gestão de Empresas e tem um MBA com especialização em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa.

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company é feita através de utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito. Todos os anos os nossos viveiros dão vida a mais de 12 milhões de árvores. Estes viveiros, os maiores da Europa, produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos, grande parte, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela Navigator com o objectivo e manter a diversidade e de garantir que é mantida a continuidade da espécie.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal, por exemplo, tinham, em 2017, um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,4 milhões de toneladas de CO2. Este montante é o equivalente às emissões que seriam geradas por 1,5 milhões de carros a percorrer uma distância equivalente ao perímetro do planeta Terra.

A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2035, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal. A Companhia tornou-se, assim, a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir este ambicioso objetivo.

A Empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representa aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. Em 2018, a The Navigator Company teve um volume de negócios, de cerca de € 1,6 mil milhões, cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal, e têm por destino aproximadamente 130 países.

Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõem de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel), 120 mil toneladas de tissue produto acabado, produzindo cerca de 2,5 Twh de eletricidade anualmente, sendo responsável por cerca de 4% da produção de energia de Portugal e de 52% da energia produzida a partir de biomassa.