Navigator, Nova SBE e Fundação Alfredo de Sousa inauguram Navigator Park com 3.000 m2

Comunicado de Imprensa – 7 de fevereiro de 2022

Parque arborizado estimula biodiversidade com 7.900 plantas de 20 espécies

A The Navigator Company, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e Fundação Alfredo de Sousa inauguraram esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, um parque arborizado no campus de Carcavelos, com a designação de “Navigator Park”. Esta iniciativa decorreu no âmbito do protocolo assinado entre as três Instituições, onde a The Navigator Company surge como parceiro institucional da Nova SBE e da Fundação Alfredo de Sousa.

Através dos seus Viveiros Aliança – um dos maiores viveiros de plantas florestais da Europa –, a The Navigator Company doou as árvores, bem como os serviços de consultoria técnica necessários à arborização do parque, que conta com uma área de 3.000 m2, de forma a garantir o sucesso vegetativo do mesmo. Após realização do diagnóstico ao espaço, deu-se início à plantação da área com a quantidade e espécies mais adequadas.

Com este novo parque arborizado, a The Navigator Company, a Nova SBE e a Fundação Alfredo de Sousa pretendem criar um espaço de lazer e recriação para a comunidade escolar e municipal e, em simultâneo, estimular a biodiversidade local, através da plantação de árvores e arbustos de grande, médio e pequeno porte, e também herbáceas, num total de 7.900 plantas de 20 espécies diferentes. Na seleção das plantas foi tido em conta o dinamismo de cor das mesmas ao longo do ano, um fator que contribui para promover um efeito atrativo e interessante no espaço, bem como a melhor adaptação às condições do clima e solo.

A biodiversidade no novo parque é, assim, assegurada pela The Navigator Company, tal como o faz nas florestas que gere através de uma estratégia de conservação que permite proteger habitats importantes. Todos os anos, os viveiros da Empresa dão vida a mais de 12 milhões de árvores e produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos. Atualmente, estão identificadas 241 espécies de fauna e 800 espécies e subespécies de flora nas florestas sob sua gestão.

A ação de arborização, que decorreu no dia 5 de fevereiro, contou com a participação da comunidade escolar do concelho de Cascais, onde se encontra localizada a Nova SBE, bem como dos munícipes. A The Navigator Company, através do seu projeto My Planet, desenvolveu uma ação de sensibilização no local, com a presença de um carrinho do projeto e distribuição das suas revistas, com o objetivo de motivar a comunidade para um futuro mais sustentável.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de António Redondo, CEO da The Navigator Company, Daniel Traça, Dean da Nova SBE, e Miguel Pinto Luz, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, fundação que tem por missão a gestão e manutenção do campus, pela angariação de novos benfeitores e de novos donativos e pela aposta numa política ativa de fund raising. Além destes, toda a comunidade da instituição de ensino esteve presente (alunos, professores e funcionários), de forma a celebrar a inauguração do “Navigator Park”.

Viveiros Aliança contribuem para a conservação da biodiversidade

A produção de plantas, nos Viveiros Aliança, perfeitamente adaptadas às características do solo e do clima, tem por base o investimento realizado pela Empresa em Investigação e Desenvolvimento (I&D), nomeadamente através da parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação de Florestal e Papel, fundado em 1996, que integra uma vasta equipa de investigadores, técnicos e bolseiros de I&D, os quais estão em estreita colaboração com as áreas operacionais (florestal e industrial) da The Navigator Company. A Empresa é, além da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro, uma das sócias do Instituto.

O RAIZ envolve, também, uma vasta rede de universidades e centros de I&D, a nível nacional e internacional, sendo um dos centros de investigação de referência a nível mundial, promotor do desenvolvimento sustentável e da bioeconomia baseada na floresta de eucalipto. É, também, reconhecido como entidade do Sistema Científico-tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade no setor em todo o mundo.

As pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta inspiram e movem a The Navigator Company. A Companhia assume um compromisso com a criação de valor sustentável para os seus acionistas e para a sociedade como um todo, deixando às futuras gerações um planeta melhor, através de produtos e soluções sustentáveis naturais, recicláveis e biodegradáveis, que contribuem para a fixação de carbono, para a produção de oxigénio, para a proteção da biodiversidade, para a formação de solo e para o combate às alterações climáticas.

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company tem por base a utilização de florestas plantadas exclusivamente para este efeito. Todos os anos, os viveiros da Navigator dão vida a mais de 12 milhões de árvores. Estes viveiros - os maiores da Europa - produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos. Muitas destas, ainda que não tendo viabilidade económica, são financiadas pela Companhia, para conservação da biodiversidade e para garantir a continuidade das espécies.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal têm um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 6,1 milhões de toneladas de CO2, valor que se mantém estável graças ao modelo de gestão sustentável seguido pela Empresa.

O Grupo desenvolve uma atividade florestal verticalmente integrada, com o seu próprio instituto de investigação florestal, e é responsável pela plantação de uma vasta área florestal em Portugal (1,2% da área do país), 100% certificada pelos sistemas FSC® e PEFC™. A Companhia dispõe de uma capacidade de produção de 1,6 milhões de toneladas de papel, 1,6 milhões de toneladas de pasta, 130 mil toneladas de tissue e 2,5 TWh de energia renovável por ano - o que corresponde, aproximadamente, a 4% da produção energética em Portugal. Em 2020, 60% da energia produzida pela Navigator nos seus quatro complexos industriais teve origem na biomassa, dando-lhe o papel de liderança no setor, com cerca de 33% do total do país utilizando este combustível ecológico e não fóssil.

Em novembro de 2021, a The Navigator Company lançou uma nova linha de produtos de packaging, através da nova marca gKraft, com o objetivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização de fibras naturais, sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis, assumindo assim, e uma vez mais, o seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do ambiente.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 2,4% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2020, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1,38 mil milhões. Mais de 90% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino aproximadamente 130 países.

A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica nos seus complexos industriais até 2035, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal. Tornou-se, assim, a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir este ambicioso objetivo, para o qual alocou um investimento total de €154 milhões. A Navigator inaugurou no 4º trimestre de 2020 uma nova caldeira de biomassa no complexo industrial da Figueira da Foz, num investimento global de 55 milhões de euros, que permitirá à Empresa reduzir, já em 2021, as emissões de dióxido de carbono fóssil em cerca de 150 mil a 200 mil toneladas por ano, o que representa 32% das emissões do Grupo.

Sobre a Nova SBE
A Nova SBE é a mais prestigiada escola de “Business & Economics” em Portugal e uma das principais escolas de Business da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de Business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de Business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre a Fundação Alfredo de Sousa
A Fundação Alfredo de Sousa é uma fundação privada cuja missão passa pela gestão e manutenção do campus, pela angariação de novos benfeitores e de novos donativos e pela aposta numa política ativa de fund raising. A Fundação pretende atingir objetivos educacionais e científicos, principalmente através de atividades de natureza académica e com a promoção do ensino, da investigação e da inovação em domínios diversificados nas áreas da economia e da gestão.