Navigator conquista recorde histórico de 18 milhões de toneladas de pasta produzidas em Setúbal

Comunicado de Imprensa – 21 de dezembro de 2020

Exemplo de superação em contexto de pandemia

A The Navigator Company acaba de alcançar um marco histórico relevante ao atingir, este ano, o maior total de pasta produzida – 18 milhões de toneladas – no Complexo Industrial de Setúbal.

Esta conquista reflete o elevado empenho e superação dos atuais 1157 colaboradores que fazem parte desta unidade, num ano atípico de atividade, assim como a dedicação de todas as equipas que, ao longo da sua história, contribuíram para cada milhão alcançado com elevada competência, criatividade e inovação.

Inaugurado em 1964, o Complexo Industrial de Setúbal assegura uma capacidade de produção instalada de 550 mil toneladas (tAD/ano*) de pasta integrada e de 775 mil toneladas/ano de papel. Esta unidade integra duas fábricas de papel, uma fábrica de produção de pasta, duas centrais de cogeração renovável a biomassa, uma central termoelétrica a biomassa (que produz exclusivamente energia elétrica que é injetada na rede elétrica nacional) e uma central de cogeração a gás natural. É neste Complexo que se encontra, também, a maior central fotovoltaica do país em ambiente industrial (8800 painéis solares => 2,2 MW).

A The Navigator Company é um dos principais parceiros estratégicos de atividade na Região de Setúbal, contribuindo diretamente para o seu crescimento económico a médio e longo prazo. Este Complexo Industrial sofreu uma profunda transformação em 2009, com a inauguração da fábrica de papel About The Future
hoje denominada Navigator Paper Setúbal – e que representa um dos marcos mais importantes na história da The Navigator Company, assim como na capacidade industrial do país, permitindo à Empresa tornar-se líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos e um dos maiores produtores a nível mundial.

O investimento nesta unidade state-of-the-art, onde a inovação tecnológica está presente em todos os sistemas e processos de fabrico, ascendeu, na altura, os 600 milhões de euros (incluindo a nova central de cogeração), tendo proporcionado a criação de 350 novos postos e trabalho directos altamente qualificados. Cada posto de trabalho criado no Complexo Industrial de Setúbal contribui para a existência de 2,5 empregos na região.

O Complexo Industrial de Setúbal dispõe da máquina de papel fino não revestido mais larga do mundo, cuja capacidade permite produzir 500 mil toneladas de papel/ano, a uma velocidade máxima de 1.800 metros/minuto. Esta máquina permite que fique integrada em papel cem por cento da pasta que é produzida nesta unidade fabril, elevando assim a capacidade anual de produção do Grupo para 1,6 milhões de toneladas de papel fino não revestido.

Um pilar decisivo para a Economia do país

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia, cuja atividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no setor. A produção de pasta e papel que a Empresa assegura é feita através da utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito e fazem parte das soluções naturais que contribuem para uma economia de baixo carbono e de base biológica, capazes de mitigar os efeitos das alterações climáticas.

A Empresa aposta na gestão florestal sustentável, regida por boas práticas silvícolas. Os espaços florestais sob sua gestão estão totalmente certificados pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001).

É a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2019, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1,68 mil milhões.

Cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino aproximadamente 130 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e os EUA, alcançando assim a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas.

*tAD (tone air dry – tonelada de matéria seca ao ar)

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company é feita através da utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito. Todos os anos, os nossos viveiros dão vida a mais de 12 milhões de plantas. Estes viveiros, os maiores da Europa, produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos, em que grande parte, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela Empresa com o objetivo e manter a diversidade e de garantir a continuidade da espécie.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal tinham, em 2019, um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,3 milhões de toneladas de CO2, valor que se mantém estável graças ao modelo de gestão sustentável seguido pela Empresa.

A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2035, dos seus complexos industriais, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal. Tornou-se, assim, a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir este ambicioso objetivo, para o qual alocou um investimento total de €158 milhões, dos quais €24 milhões já efectuados em 2019.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2019, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1,68 mil milhões. Cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino aproximadamente 130 países.

Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal Continental uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõe de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel) e 120 mil toneladas de tissue produto acabado. A companhia é responsável, numa base anual, por entre 4 e 5% da produção de energia elétrica em Portugal. Em 2019, 60% da energia produzida pela Navigator nos seus quatro complexos industriais teve origem na biomassa, dando-lhe o papel de liderança no setor, com cerca de 52% do total do país utilizando este combustível ecológico e não fóssil.

Fotos para ilustração desta informação:

Link para download (expira dia 25 Dezembro) - https://we.tl/t-oq44kNAyTp