Navigator é a terceira maior exportadora do País e a primeira em Valor Acrescentado Nacional

A Navigator ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o terceiro lugar na lista das maiores empresas exportadoras em Portugal, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2020. Num ano marcado por um cenário pandémico, a Empresa continua no ranking das maiores exportadoras do País com mais de 90% dos seus produtos a serem vendidos em 130 países dos cinco continentes e permanece como a empresa com maior contributo para o Valor Acrescentado Nacional, trabalhando com cerca 5600 fornecedores nacionais, gerando, de forma direta, indireta e induzida, mais de 30 mil postos de trabalho em Portugal.

A primeira posição no ranking no Valor Acrescentado Nacional é ocupada pela Navigator, pela incorporação na sua cadeia de valor de recursos endógenos naturais geradas pela floresta. A Empresa representa aproximadamente 1% do PIB nacional, além de cerca de 3% das exportações nacionais de bens. No ano passado, a The Navigator Company foi, também, distinguida com o Prémio Exportação e Internacionalização 2020, um reconhecimento que realça o seu contributo para a economia portuguesa e o seu lugar destacado entre as principais exportadoras nacionais.

A Navigator tem vindo a atuar igualmente enquanto motor da economia rural, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde opera e traçando como objetivo a criação de valor, não apenas para os seus acionistas, mas para a sociedade como um todo. Através de um investimento anual de 185 milhões de euros, a Empresa procura favorecer a qualificação dos produtores florestais, partilhando conhecimento com os parceiros, promovendo a gestão adequada da paisagem, estimulando o emprego e contribuindo para a fixação de populações no interior.

Na lógica de agente impulsionador de economias locais, a Navigator gere mais de 108 mil hectares de floresta de Norte a Sul do país, bem como promove a gestão e valorização dos espaços rurais. Em 2020, quase 2 mil proprietários florestais arrendaram os seus terrenos à Empresa, o que se traduz em 45% do património florestal sob sua gestão.

A Empresa é, igualmente uma forte geradora de emprego qualificado, nos centros fabris e de investigação, mas também em territórios onde as oportunidades escasseiam, contribuindo para a criação de riqueza económica no País. As unidades fabris da Navigator geram cerca de 3 mil postos de trabalho diretos, aproximadamente 9 mil postos de trabalho indireto nas regiões envolventes, e mais de 30 mil a nível nacional.

Em outubro de 2019, a tornou-se a primeira empresa portuguesa – e, também, uma das primeiras a nível mundial – a assumir o compromisso de antecipar, em 15 anos
os objetivos nacionais e europeus, a sua neutralidade carbónica, o que lhe permitirá ter, até 2035, todos os seus complexos industriais neutros em emissões de carbono.

Esta estratégia faz parte do “Roadmap to a Carbon Neutral Company”. Os esforços da Empresa foram já reconhecidos a nível internacional: a Navigator recebeu a classificação de líder global no combate às alterações climáticas, pelo Carbon Disclosure Project (CDP), alcançando um lugar de destaque na lista “A” desta organização internacional.

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company é feita através da utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito. Todos os anos, os nossos viveiros dão vida a mais de 12 milhões de plantas. Estes viveiros, os maiores da Europa, produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos, em que grande parte, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela Empresa com o objetivo de manter a diversidade e de garantir a continuidade da espécie.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal têm um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,3 milhões de toneladas de CO2, valor que se mantém estável graças ao modelo de gestão sustentável seguido pela Empresa.

A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais em 2035, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal. Tornou-se, assim, a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir este ambicioso objetivo, para o qual alocou um investimento total de €158 milhões. A Navigator inaugurou no 4º trimestre de 2020 uma nova caldeira de biomassa no complexo industrial da Figueira da Foz, num investimento global de 55 milhões de euros, que permitirá à Empresa reduzir, já em 2021, as emissões de dióxido de carbono fóssil em cerca de 150 mil a 200 mil toneladas por ano, o que representa 30% das emissões do Grupo.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2020, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1,38 mil milhões. Mais de 90% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino aproximadamente 130 países.

Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal Continental uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõe de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel) e 120 mil toneladas de tissue produto acabado. A companhia é responsável, numa base anual, por entre 4 e 5% da produção de energia elétrica em Portugal. Em 2020, 60% da energia produzida pela Navigator nos seus quatro complexos industriais teve origem na biomassa, dando-lhe o papel de liderança no setor, com cerca de 52% do total do país utilizando este combustível ecológico e não fóssil.