Navigator lança empréstimo obrigacionista de 100 milhões de euros ajustado aos compromissos de sustentabilidade

Empresa foi pioneira ao emitir primeira operação de Papel Comercial green em Portugal em 2019

A The Navigator Company vai emitir, no próximo dia 5 de agosto, um empréstimo obrigacionista no valor de 100 milhões de euros com maturidade de cinco anos, em articulação com o reembolso antecipado de financiamento no mesmo montante, com vencimento em 2023. Esta operação contribuirá para a extensão da vida média da dívida do Grupo, bem como para a redução do custo de financiamento da Empresa, além de ter condições ajustadas ao cumprimento de compromissos de sustentabilidade.

O BPI e o CaixaBank foram os assessores da The Navigator Company na estruturação deste Empréstimo Obrigacionista ESG, tendo tomado firme a totalidade da emissão de 100 milhões de euros.

A operação está indexada a dois indicadores ESG já presentes na Agenda de Sustentabilidade da Empresa e, por sua vez, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O primeiro indicador define metas de redução de emissões de CO2 e enquadra-se no Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Companhia, no qual a Companhia assume o compromisso de ser neutra em carbono nos seus complexos industriais até ao ano 2035. Também neste Roteiro, a Navigator propõe-se atingir quatro objetivos: reduzir as emissões de CO2 fóssil através da substituição de tecnologias; reduzir o consumo específico de energia até 2025; atingir os 100% de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis e, por fim, realizar o offset das emissões não passíveis de eliminar.

De forma a atingir estes objetivos, a Empresa tem vindo a desenvolver um plano de ação que se tem traduzido na implementação de diversos projetos e iniciativas, como é o caso da construção de uma nova caldeira de biomassa no complexo industrial da Figueira da Foz, num investimento de 55 milhões de euros.

O segundo indicador, pelo qual se rege o empréstimo obrigacionista, define metas para o aumento da percentagem de madeira certificada adquirida no mercado nacional. Para atingir este objetivo, a The Navigator Company tem investido num conjunto de programas, a título individual ou em parceria com outras organizações, que visam contribuir para ultrapassar barreiras sentidas pelo setor florestal no que diz respeito à certificação da madeira, promover a melhoria da gestão florestal dos espaços florestais de terceiros e, dessa forma, contribuir para a sua certificação e disponibilização no mercado de madeira através dessa garantia de origem.

Estes dois indicadores fazem parte da gestão da The Navigator Company para a “Década da Ação”, que corresponde ao movimento a decorrer entre 2020 e 2030, com o intuito de levar todos os países-membros das Nações Unidas a cumprir as 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No caso deste empréstimo, os dois indicadores selecionados suportam, de forma direta e expressiva, o ODS 13 – Ação Climática e o ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.

Navigator na linha da frente rumo à neutralidade carbónica

Em 2019, a The Navigator Company tornou-se a primeira empresa portuguesa – e, também, uma das primeiras a nível mundial – a assumir o compromisso de antecipar em 15 anos, face aos objetivos nacionais e europeus, a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, o que lhe permitirá ter, até 2035, todas as unidades fabris neutras em emissões de carbono e atingir, nessa data, uma redução de 86% das suas emissões de CO2. Este objetivo implica um investimento total de 154 milhões de euros, dos quais €55 milhões já foram efetuados.

Em 2019 e 2020, a Empresa recebeu a classificação de líder global no combate às alterações climáticas, pelo CDP (anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project), alcançando um lugar de destaque na lista “A” desta organização internacional. A Companhia foi reconhecida pela sua atuação ao nível da redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono.

A The Navigator Company foi a primeira empresa a lançar, em 2019, uma linha de Papel Comercial green em Portugal, uma operação sustentável cujas condições de financiamento estavam vinculadas à classificação ESG (Environmental, Social and Governance), certificado pela agência meio ambiental Sustainalytics.

Imagens para ilustração disponíveis neste link: https://we.tl/t-gd1FGOvTMc