Navigator promove debate sobre Capital Natural e sua importância nas comunidades locais

A The Navigator Company vai realizar no próximo dia 5 de novembro, pelo quinto ano consecutivo, mais uma Edição do Fórum de Sustentabilidade, este ano dedicada ao tema “Capital Natural, Valor para os Negócios, a Natureza e a Sociedade”. A sessão será realizada online através do link https://youtu.be/5ckHleN-9tM.

O Fórum de Sustentabilidade é uma iniciativa que visa promover o diálogo e a cooperação com os principais stakeholders da Empresa nos temas mais relevantes relacionados com a Sustentabilidade e, este ano, irá iniciar um novo ciclo, através da dinamização de um modelo regional que estabelece uma maior proximidade às comunidades locais que fazem parte da envolvente industrial e florestal da Empresa. O principal objetivo da 10ª Edição do Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company consiste, assim, em estimular o debate sobre a importância de promover a valorização do Capital Natural nas suas diferentes dimensões, através da conciliação entre a floresta de produção e a floresta de lazer.

Este ano, a sessão terá como enquadramento o Parque das Serras do Porto e irá abordar os benefícios sociais, ambientais e económicos de uma gestão do espaço florestal onde se integram a produção e a conservação como soluções baseadas na natureza, realçando, ao mesmo tempo, as vantagens de uma abordagem conjunta na gestão dos espaços florestais do Parque, unidas pela defesa da floresta contra os incêndios, pela conservação da biodiversidade, pela gestão florestal responsável e pela dinamização do turismo de natureza sustentável.

O programa reúne o contributo de um vasto conjunto de oradores dos quais fazem parte, entre outros, Humberto Rosa, Diretor Capital Natural da Direção Geral de Ambiente da Comissão Europeia, Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Luís Neves Silva, New Generation Plantations Lead da World Wide Fund for Nature (WWF) e Teresa Andresen, Coordenadora do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto.

“Capital Natural e Economia na Recuperação Verde”, “A Floresta e a Gestão da Paisagem”, “Gestão do Capital Natural – Criar opções para as Empresas, o Território e a Sociedade” e “O Património Natural, Cultural e Histórico do Parque das Serras do Porto – Paisagem protegida numa área periurbana” são alguns dos temas que irão estar em destaque nesta 10ª Edição do Fórum de Sustentabilidade dinamizada pela The Navigator Company (ver programa em anexo).

O Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company é uma iniciativa que visa potenciar a colaboração entre a Empresa e as várias entidades e personalidades que fazem parte da sua esfera de atuação, desde organizações da sociedade civil a Universidades, passando por clientes e fornecedores.

O Fórum é um órgão de governação da Sustentabilidade da Companhia, que reúne duas vezes por ano, com uma sessão dedicada aos membros permanentes e outra alargada a vários stakeholders: as sessões alargadas têm um tema central, alvo de debate e aprofundamento, contribuindo para a formulação da política corporativa e estratégica em assuntos de responsabilidade social e ambiental, potenciando plataformas de entendimento e cooperação entre a The Navigator Company e os seus principais stakeholders. Até ao momento, já se realizaram dez sessões que contaram com cerca de 900 participantes.

A The Navigator Company assume um papel impulsionador junto das economias locais, ao gerir mais de 108 mil hectares de floresta de Norte a Sul do país (55% próprios e os outros 45% arrendados) e ao promover a gestão e valorização dos espaços rurais. Em 2019, a Empresa investiu diretamente mais de 185 M€ nesta cadeia de valor, nos 18 distritos de Portugal continental, sendo que cerca de 61% deste investimento incidiu nas regiões do interior do País.

A produção de pasta e papel por parte da The Navigator Company é feita através da utilização de florestas que são plantadas exclusivamente para esse efeito. Todos os anos, os nossos viveiros dão vida a mais de 12 milhões de plantas. Estes viveiros, os maiores da Europa, produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos, em que grande parte, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela Empresa com o objetivo e manter a diversidade e de garantir a continuidade da espécie.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal tinham, em 2019, um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,3 milhões de toneladas de CO2, valor que se mantém estável graças ao modelo de gestão sustentável seguido pela Empresa.

A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2035, dos seus complexos industriais, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal. Tornou-se, assim, a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir este ambicioso objetivo, para o qual alocou um investimento total de €158 milhões, dos quais €24 milhões já efectuados em 2019.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2019, a The Navigator Company teve um volume de negócios de € 1,68 mil milhões. Cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino aproximadamente 130 países.

Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal Continental uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõe de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel) e 120 mil toneladas de tissue produto acabado. A companhia é responsável, numa base anual, por entre 4 e 5% da produção de energia elétrica em Portugal. Em 2019, 60% da energia produzida pela Navigator nos seus quatro complexos industriais teve origem na biomassa, dando-lhe o papel de liderança no setor, com cerca de 52% do total do país utilizando este combustível ecológico e não fóssil.