Vinhos da Herdade de Espirra voltam a ser galardoados com medalhas de ouro

O “Herdade de Espirra Reserva 2015” e o “Pavão de Espirra Tinto 2013”, dois vinhos produzidos pela Herdade de Espirra, propriedade da The Navigator Company, foram recentemente galardoados com duas medalhas de ouro, naquele que é considerado o maior Concurso Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal e que atribui, todos os anos, os Prémios VinDuero-VinDouro.

Em 2019, os vinhos “Herdade de Espirra Reserva” e “Pavão de Espirra” já somam quatro e três medalhas de ouro, respetivamente. No total, e ao longo deste ano, os vinhos da Herdade de Espirra já arrecadaram 17 medalhas de distinção, o que comprova a sua qualidade superior e reconhecimento no setor.

Os Prémios VinDuero-VinDouro, organizados pela Associação VinDuero-VinDouro, promovem desde há 15 anos a união ibérica, tendo o vinho como elo entre os dois países. O seu objetivo é dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos em Espanha e Portugal, estimulando a produção de qualidade.

O Concurso Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal é dos concursos mais conceituados a nível mundial e contou, este ano, com a participação de mais de 900 vinhos provenientes dos dois países.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia, cuja atividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no setor. O modelo de negócio da Empresa desenvolve-se com base numa matéria-prima de excelência − o Eucalyptus globulus − cujas características intrínsecas permitiram desenvolver uma estratégia de diferenciação, baseada em produtos de elevada qualidade, que são hoje uma referência internacional neste setor.

A Empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representa aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. Em 2018, a The Navigator Company teve um volume de negócios, de cerca de € 1,6 mil milhões, cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal, e têm por destino aproximadamente 130 países.

Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e sexto a nível mundial, a Companhia é também o maior produtor europeu, o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. A empresa entrou no negócio do tissue e tem atualmente uma capacidade de produção de 65 mil toneladas de produto acabado por ano na fábrica de Vila Velha de Ródão e 55 mil toneladas na nova fábrica de Aveiro.

A The Navigator Company tem seguido com êxito uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias e de produtos premium, que se traduz numa quota de mercado na Europa Ocidental de 19% no UWF, de cerca de 54% no segmento premium e com um peso de 69% das marcas próprias nas suas vendas.

A Empresa tem mais de 110 000 hectares de floresta sob gestão e o maior viveiro certificado de plantas na Europa, com capacidade de produzir 12 milhões de plantas por ano. Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõem de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel), 120 mil toneladas de tissue produto acabado, produzindo cerca de 2,5 Twh de eletricidade anualmente, sendo responsável por cerca de 4% da produção de energia de Portugal e de 52% da energia produzida a partir de biomassa.

No início de 2019, a The Navigator Company recebeu a classificação pelo Carbon Disclosure Project (CDP) de líder global no combate às alterações climáticas, alcançando um lugar de destaque na lista “A” desta organização. A Companhia foi reconhecida pela sua atuação, em 2018, na redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono, sendo a única empresa portuguesa a obter a classificação máxima, integrando o lote das únicas cinco empresas a nível mundial do sector de pasta, papel e floresta que receberam esta distinção.

Sobre a Herdade de Espirra

Propriedade da The Navigator Company desde 1985, a Herdade de Espirra, localizada na região de Pegões, é um espaço diversificado em termos de ocupação do solo. É uma propriedade perfeitamente integrada com a natureza, gerida de forma sustentada e devidamente controlada por entidades competentes que permitem que os vinhos aqui produzidos tenham a designação de “vinho obtido a partir de vinhas em Produção Integrada”.

Os 37 hectares de vinha localizados nos solos arenosos da Herdade convivem, em sintonia, com outras actividades agro-florestais, como a produção de cortiça, produção de pinhão, pastagem de rebanhos, viveiros florestais e produção de madeira, ocupando um total 1.700 hectares. O traçado das construções deste “monte” integra-se harmoniosamente na paisagem, corresponde à arquitectura da região e está patente na imagem dos vinhos.

As vinhas com mais de 30 anos de idade e em produção integrada, maioritariamente de Castelão, cultura tradicional da Região, conferem características únicas e genuínas aos vinhos aqui produzidos. Apesar de todos os vinhos serem obtidos maioritariamente da casta Castelão, recentemente foram introduzidas novas castas – Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet - de forma a poder tornar a prova de vinho numa experiência mais intensa.

www.espirra-wine.com