Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno - João Ramos vence Baja TT Norte de Portugal

João Ramos e Jorge Carvalho, na Toyota Hilux T1+ da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal, venceu este domingo, de forma categórica, a Baja TT Portugal, quarta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno | AM 48 (CPTT), reafirmando a sua candidatura à discussão do título de campeão. Terminaram os 331,08 quilómetros da competição, correspondentes a quatro setores seletivos (SS), com uma vantagem de 1m12.7s face a João Ferreira. O único contratempo surgiu já no final do SS3, quando ficaram sem direção assistida, o que não impediu a dupla, mesmo assim, de assinar o melhor tempo, ampliando a liderança que já ocupava desde o primeiro dia.

“O meu foco foi sempre, a partir do prólogo, lutar pela vitória e rodar num ritmo muito elevado. A prova teve setores bastante técnicos, alguns ‘fechados’ e mais difíceis para a nossa ‘Dama Negra’. Mesmo assim, conseguimos andar muito rápido em todas elas e o único stress surgiu já esta manhã, na parte final do SS3, quando ficamos sem direção assistida. Tenho que dar os parabéns ao ‘Jet’ [Jorge Carvalho] e louvar a sua tranquilidade, ao dizer-me: ‘Vamos colocar o carro em Parque Fechado e depois teremos meia hora, nos três quilómetros após a neutralização, para mudar o que for necessário e resolver o problema’, explicou o piloto da Toyota Hilux T1+.

A substituição da correia do motor foi efetuada pela dupla antes do início do derradeiro setor seletivo e… tudo voltou à normalidade, como recordou João Ramos:
“Em menos de 30 minutos trocamos a correia do motor, num excelente trabalho que se revelou determinante para não deixar fugir esta vitória. Dada a vantagem de que dispúnhamos, não fazia sentido correr riscos no último SS, daí controlarmos o nosso andamento face ao dos adversários. Esta vitória foi excecional para nos mantermos na luta pelo título”.

A prova que se segue no CPTT será a Baja TT Sharish Reguengos/Mourão/Redondo, no próximo mês de setembro (19/22).

Valpaços/2024/junho/09