LEXUS RZ PREMIADO COM CINCO ESTRELAS NOS TESTES DE SEGURANÇA EURO NCAP

• Pontuações elevadas de segurança em todas as categorias atribuídas ao SUV elétrico a bateria da Lexus
  • Lexus Safety System + deteta riscos e auxilia o condutor
  • A construção robusta e os recursos de segurança passiva garantem excelente proteção contra impactos
6 de Setembro 2023 - O novo Lexus RZ recebeu a classificação de cinco estrelas de 2023 da Euro NCAP, a organização independente de testes de segurança automóvel. Os resultados divulgados a 6 de setembro mostram que o SUV elétrico a bateria da Lexus tem uma pontuação elevada em todas as categorias de segurança: 87% para proteção de ocupantes adultos; 87% para crianças ocupantes; 84% para utentes vulneráveis da estrada; e 81% pelo desempenho dos seus sistemas de assistência à segurança.

A organização destaca no seu comunicado que: “O Lexus RZ cumpre as expectativas do Euro NCAP relativamente a uma boa proteção contra colisões para ocupantes que representam uma variedade de idades, alturas e tamanhos. O carro também está equipado com os mais recentes sistemas anti-colisão e conta com diversas inovações de segurança ativa. O RZ é o primeiro automóvel que o Euro NCAP premeia pela tecnologia de Detecção de Presença de Crianças ao abrigo do último regime de classificação de 2023 (…) O sistema de deteção de presença de crianças, que avisa quando uma criança ou bebé pode ter sido deixado no automóvel e, consequentemente, é potencialmente salvador de vidas em climas quente".

O RZ possui uma plataforma e construção de carroçaria inerentemente fortes, com a unidade de bateria integrada no chassis, e cuida da segurança passiva com nove airbags de série. Além disso, como todos os modelos Lexus, o RZ está equipado de série com o Lexus Safety System +, um conjunto abrangente de sistemas avançados de segurança e assistência ao condutor.
Na sua última e terceira geração, o Lexus Safety System + beneficia de atualizações e adições que aumentam o âmbito da deteção de riscos. Os principais elementos do sistema incluem:
Um Sistema de Pré-Colisão (PCS) com radar e câmara, para detetar veículos em sentido contrário, incluindo motociclos. Com o Lexus Safety System + de terceira geração, o PCS agora também pode detetar ciclistas durante a noite. E com o novo recurso Intersection Turn Assist, pode detetar veículos em sentido contrário ao fazer curvas, bem como peões a atravessar a rua.

O Alerta de Saída de Faixa e o Assistente de condução inteligente ajudam a manter o carro corretamente centralizado na sua faixa. Além de reduzir o esforço do condutor durante a condução, auxilia, quando necessário, na direção.

O Controlo de Velocidade Cruzeiro por Radar permite ao condutor definir a distância entre veículos e o nível de aceleração. E com o novo recurso de Redução de Velocidade em Curva, a velocidade do veículo agora pode ser ajustada automaticamente de acordo com o raio da curva.

O Sistema de Paragem de Condução de Emergência abranda o veículo até parar dentro da faixa se o condutor ficar incapaz de operar os comandos, por exemplo, devido a uma doença súbita. Enquanto o sistema realiza a operação, avisa os outros condutores da estrada ligando os 4 piscas de emergência.
Para permitir a ativação antecipada do Sistema de Paragem de Emergência, o Monitor do Condutor permite a deteção antecipada de estados inadequados do condutor – tais como distração, má postura, olhos fechados ou sem piscar, ou movimento da cabeça do condutor para longe da sua posição habitual.

O Assistente de Condução Proativa auxilia o condutor de maneira discreta e suave, geralmente a velocidades mais baixas na cidade, através do controlo da distância entre o veículo e um veículo anterior e fornecendo apoio de direção e desaceleração em resposta a perigos como peões, ciclistas e veículos estacionados.

Através destas tecnologias abrangentes de assistência ao condutor, a Lexus esforça-se por tornar veículos como o RZ entre os mais seguros na estrada. Para mais informações sobre o Lexus RZ 100% elétrico, por favor visite: https://www.lexus.pt/descubra-a-lexus/noticias-lexus/lexus-rz-450e-estreia-mundial