Toyota, CaetanoBus e Air Liquide unem forças para acelerar a mobilidade a hidrogénio na Europa

17 de maio de 2022 - A Toyota Motor Europe, a CaetanoBus e a Air Liquide assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de desenvolver soluções integradas para a expansão da mobilidade a hidrogénio. Os projetos vão incluir o desenvolvimento de infraestruturas e frotas de veículos, que permitam a expansão da mobilidade a hidrogénio, tanto para veículos ligeiros como pesados. A parceria reflete a ambição partilhada para contribuir para descarbonizar o transporte e acelerar o desenvolvimento de ecossistemas locais de hidrogénio, com múltiplas aplicações na área da mobilidade.

As competências complementares dos três parceiros vão conseguir abranger toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção, distribuição, infraestruturas de abastecimento, até à sua implantação em diferentes segmentos de veículos. Inicialmente, o foco estará nos autocarros, veículos comerciais ligeiros e automóveis, com um objetivo adicional de alargar ao segmento dos camiões.

Ao explorar oportunidades conjuntas contribuirão para a emergência de novos ecossistemas de hidrogénio em toda a Europa, um passo fundamental para estimular a procura e facilitar o acesso ao hidrogénio para outras aplicações de mobilidade. Isto inclui as infraestruturas e estações de reabastecimento, bem como ofertas integradas de veículos (leasing e serviços) a clientes como empresas de táxis, operadores de frotas, autoridades locais, e outros. A integração de diferentes aplicações e projetos dentro de um ecossistema de hidrogénio, onde a oferta e a procura se encontram, destina-se a criar um circuito que permita que a infraestrutura global de hidrogénio cresça. Esta iniciativa representa mais um passo no caminho da descarbonização, alinhado com as políticas dos governos europeus e a agilidade das novas tecnologias relacionadas com o hidrogénio.

Matthieu Giard, Vice-Presidente e membro do Conselho Executivo da Air Liquide, responsável pela supervisão das atividades relacionadas com hidrogénio, acrescenta: “Como solução-chave para reduzir as emissões de CO2 do sector da mobilidade, o hidrogénio, com baixo teor de carbono, é um facilitador crucial da transição energética. A Air Liquide tem o prazer de estabelecer parcerias com a Toyota e a CaetanoBus, essenciais para criar ecossistemas eficientes que irão fomentar a emergência da mobilidade do hidrogénio na Europa. A Air Liquide está empenhada há mais de 50 anos em desenvolver toda a cadeia de valor do hidrogénio e trará os seus conhecimentos, tanto na produção de hidrogénio com baixo teor de carbono, como no desenvolvimento de infraestruturas de mobilidade do hidrogénio. Esta parceria ilustra a capacidade da indústria para trazer soluções concretas para a luta contra as alterações climáticas.”

Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe comenta: “Estamos entusiasmados com a oportunidade de combinar os nossos pontos fortes para expandir o desenvolvimento de clusters de hidrogénio. O papel da Toyota é trazer as aplicações de hidrogénio para o ecossistema, e ao trabalhar em conjunto com os nossos parceiros queremos acelerar e intensificar a utilização do hidrogénio como uma solução neutra em termos de carbono para a mobilidade. Isto reduzirá gradualmente os custos do hidrogénio e das suas infraestruturas, melhorando, ao mesmo tempo, os argumentos comerciais para muitas aplicações no futuro, incluindo a mobilidade.”

Patrícia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus, refere: “É um grande prazer trabalhar em projetos na área do hidrogénio com estes parceiros e ter a oportunidade de reforçar o papel de novas formas de energia para criarmos um modo de vida mais sustentável. Estamos conscientes da responsabilidade do sector da mobilidade nesta missão e o nosso objetivo enquanto fabricante de autocarros é desenvolver continuamente novos veículos a hidrogénio, para reduzir as emissões nas cidades. Se o pudermos fazer em parceria, de forma a criar um ecossistema completo, melhor ainda, porque as transições energéticas só são eficazes com um verdadeiro alinhamento entre empresas, cidades, e políticas públicas.”

Sobre a CaetanoBus
A CaetanoBus, que faz parte da Toyota Caetano Portugal e da Mitsui & Co, é um fabricante de autocarros e chassis em Portugal. A empresa tem uma oferta consolidada de veículos urbanos e para aeroporto, resultado da elevada capacidade técnica de desenvolver soluções de mobilidade únicas e totalmente orientadas para o cliente. A CaetanoBus é também líder de mercado de soluções para aeroportos a nível mundial, com a produção do modelo Cobus. A empresa tem preocupações com a mobilidade elétrica desde 1980 e desenvolve soluções desde 2010.

Sobre a Air Liquid
Líder mundial em gás, tecnologias e serviços para Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 75 países com aproximadamente 66.400 funcionários e atende mais de 3,8 milhões de clientes e pacientes. Oxigénio, nitrogénio e hidrogénio são pequenas moléculas essenciais para a vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro das atividades da empresa desde a sua criação em 1902.
A ambição da Air Liquide é ser líder em seu setor, oferecer desempenho de longo prazo e contribuir para a sustentabilidade - com um forte compromisso com as mudanças climáticas e a transição energética no centro da sua estratégia. A estratégia de transformação centrada no cliente da empresa visa um crescimento lucrativo, regular e responsável a longo prazo. Conta com excelência operacional, investimentos seletivos, inovação aberta e uma organização em rede implementada pelo Grupo em todo o mundo. Através do comprometimento e criatividade de seu pessoal, a Air Liquide alavanca a transição de energia e meio ambiente, mudanças na saúde e digitalização, e oferece maior valor a todos os seus stakeholders.

Sobre a Toyota Motor Europe (TME)
Toyota Motor Europe NV/SA (TME) supervisiona as vendas e marketing dos veículos e peças e acessórios Toyota, GR (Gazoo Racing) e Lexus, bem como as operações de fabrico e engenharia da Toyota na Europa. A Toyota emprega diretamente mais de 27.000 pessoas e investiu mais de 10 mil milhões de euros na Europa desde 1990. As suas nove fábricas europeias estão localizadas em Portugal, Reino Unido, França, Polónia, República Checa, Turquia e Rússia. Atualmente, existem cerca de 16,5 milhões de veículos Toyota, GR e Lexus nas estradas europeias, cujos condutores são apoiados por uma rede de 28 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas e cerca de 2.800 pontos de venda a retalho em 53 países (UE, Reino Unido, países da EFTA + Rússia, Israel, Turquia e outros países da Europa Oriental). Em 2021, a TME vendeu 1.076.300 veículos na Europa para uma participação de mercado de 6,4%. Para mais informações, consulte: www.toyota-europe.com

A Toyota acredita que quando as pessoas estão livres para se movimentar, tudo é possível. Na busca da “Mobilidade para Todos”, a Toyota visa criar uma mobilidade mais segura, conectada, inclusiva e sustentável para cumprir sua missão de produzir “Felicidade para Todos”. Na Europa, a TME lançou a marca de mobilidade KINTO, que oferece uma gama de serviços de mobilidade em 14 países, e está aumentando suas vendas business-to-business de produtos a pilha de combustível (Fuel Cell) com zero emissões e suporte de engenharia. Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Toyota trabalha para alcançar a neutralidade carbónica em todos os seus negócios em toda a Europa. Líder histórico em redução de CO2 na Europa, a TME pretende atingir 100% de redução de CO2 em todos os veículos novos na Europa Ocidental até 2035 e continuará a oferecer uma gama completa de motorizações eletrificados para clientes em toda a região com seus híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e veículos elétricos a pilha de combustível (hidrogénio). Quando se trata de sustentabilidade, a Toyota está comprometida com o Go Beyond. Para “além do zero”.