Toyota anuncia o Novo RAV4 para 2023

• RAV4 Híbrido e Híbrido Plug-in adotam um novo sistema multimédia, painel de instrumentos digital personalizável com 12,3 polegadas e funções melhoradas do conjunto de sistemas de segurança ativa - Toyota Safety Sense
  • A produção do novo modelo para a Europa começará no último trimestre de 2022 com chegada prevista a Portugal em janeiro 2023

22 de junho de 2022 – A Toyota apresenta hoje uma série de atualizações para o novo RAV4 2023, esta renovação concentra-se em melhorar a vida a bordo com novos sistemas multimédia e um novo painel digital personalizável atrás do volante. Inclui ainda, funções melhoradas do conjunto de sistemas de segurança ativa - Toyota Safety Sense.

As mudanças são implementadas em toda a gama RAV4 para 2023 com motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida e híbrida plug-in, tornando o SUV mais vendido do mundo, numa proposta ainda mais desejável.

NOVO SISTEMA DE MULTIMÉDIA
O renovado RAV4 para 2023, adota o mais recente sistema multimédia da Toyota, com um novo ecrã tátil de 10,5 polegadas de alta-definição na consola central.

De série o sistema fornece navegação baseada “na cloud” que permite o planeamento de viagens e informações permanentemente atualizadas, bem como, informações de trânsito e até indicações para encontrar o lugar de estacionamento mais próximo no destino.

Graças ao conjunto de dados de “serviços inteligentes”, incluído gratuitamente durante quatro anos, o cliente pode aceder à navegação e serviços associados, sem precisar sequer de emparelhar o smartphone ao veículo.

Com a aplicação para smartphone MyT, a experiência do utilizador é intuitiva. Através da aplicação, os clientes podem acompanhar e verificar várias informações do veículo, como análise de condução, níveis de combustível, avisos e localização do veículo.

O sistema conta de série com a capacidade de integração para smartphone com o Android Auto® e a opção de Apple CarPlay® sem fios.

Há mais formas de interagir com RAV4 usando o novo assistente de voz “Hey Toyota”, que responde a solicitações de ajuste da climatização, escolher opções de multimédia, fazer uma ligação telefónica ou abrir e fechar os vidros. Um bom exemplo é a frase “estou com frio”, em que o sistema fecha os vidros ou aumenta a temperatura do ar condicionado.

SERVIÇOS REMOTOS
O novo RAV4 para 2023, apresenta mais funções remotas, que permitem determinadas ações sem precisar de estar dentro ou perto do veículo. Verificar se as portas estão destrancadas e trancar/destrancar as viaturas remotamente – um recurso útil, se alguém sem chave precisar de aceder ao automóvel, para deixar algo na bagageira ou limpar o carro. Também é possível ativar com o smartphone os 4 piscas, para ser mais fácil de localizar o veículo num parque de estacionamento.

Pode ainda de forma remota controlar a climatização para aquecer ou arrefecer o habitáculo antes de fazer uma viagem.

NOVO PAINEL DE INSTRUMENTOS COM ECRÃ DIGITAL de 12,3 polegadas
É um recurso comum a todos os novos modelos da Toyota, onde se pode visualizar e rapidamente obter os principais dados do veículo, para que haja menos distração da condução. O novo RAV4 para 2023 apresenta um novo painel digital personalizável atrás do volante. Há quatro estilos e três disposições diferentes da informação, bem como, personalização, para o condutor, do ecrã TFT de 12,3 polegadas escolhendo as informações mais relevantes e necessárias, tais como: um velocímetro numérico ou mostradores digitais, e outras informações, como um medidor de condução ecológica, informações de música ou do cruise control adaptativo, etc.

O painel digital atrás do volante apresenta quatro temas com estilos diferentes consoante o modo escolhido: “Casual”, “Smart”, “Sport” e “Tough”.

CONJUNTO MELHORADO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA - TOYOTA SAFETY SENSE (1)
O novo RAV4 recebe ainda funções aprimoradas dos sistemas de segurança ativa, designado Toyota Safety Sense. Este conjunto de sistemas pode alertar o condutor e ajudar a evitar e reduzir o risco de um leque mais amplo de situações comuns de acidentes rodoviários.

O Sistema de Pré-Colisão (PCS) ganha uma nova função que pode ajudar nas mudanças de direção em cruzamentos. Detetará se o carro está prestes a cruzar o caminho de outra viatura que se aproxima e se há peões a atravessar a estrada na direção do veículo, alertando o condutor, se necessário, iniciando uma travagem controlada para ajudar a evitar uma colisão.

O assistente de direção de emergência, ajuda o condutor a evitar um peão que entrou na faixa de rodagem, mantendo o carro sob controlo e dentro da faixa. No RAV4 híbrido Plug-in, o sistema também reconhece e reage a bicicletas e veículos estacionados. O PCS do RAV4 Híbrido Plug-in também ganha a capacidade de detetar veículos que se aproximam na sua faixa de rodagem e reduz o risco de uma colisão frontal.

NOVAS CORES EXTERIORES (1)
A nova cor Branco Platina será introduzida e vai estar disponível em todas as versões do RAV4 Hybrid e Hybrid Plug-in. No caso das cores exteriores com dois tons, será introduzida a cor Branco Platina com tejadilho (na cor preta) Night Sky.

TOYOTA RAV4
Introduzida em 2019, a quinta geração do RAV4 dispõe de um motor de 2.5 litros Hybrid Dynamic Force e assenta na plataforma GA-K.

Esta disponível a motorização eletrificada com 218cv e tração dianteira, bem como, a de 222cv com tração elétrica inteligente às quatro rodas (AWD-i). O RAV4 é o melhor modelo do segmento a nível de economia de combustível e níveis de emissões.

Com 306 cv, o RAV4 Plug-in Hybrid é o modelo mais potente da gama RAV4. O consumo de combustível é de 1.0 l/100km e 22 g/km de CO2(2), o que confere ao RAV4 Plug-in uma posição de liderança no segmento em termos de eficiência.

A produção do RAV4 2023 tem início previsto para o último trimestre de 2022. Com chegada prevista a Portugal em Janeiro 2023

(1) Versão e equipamento ainda por definir em Portugal. Podem existir alterações aquando do lançamento em 2023.
(2) Todos os dados são provisórios e sujeitos a homologação final.