Toyota desenvolve protótipo do Corolla Cross com motor a hidrogénio

• Protótipo com motor a combustão a hidrogénio mostra um possível caminho alternativo para emissões zero
• O desenvolvimento acelerado através do automobilismo tem tido um progresso encorajador
• Espaço para 5 passageiros e bagagens promete versatilidade no dia a dia
• Os testes de inverno começarão em breve no norte do Japão

5 de dezembro - Num mundo de necessidades de clientes e ambientes de mercado extremamente variados, a abordagem da Toyota para a neutralidade carbónica é desenvolver e oferecer várias tecnologias para apoiar os clientes em suas jornadas individuais para emissões zero.

Esta abordagem multi-tecnológica – que inclui veículos elétricos bateria e elétricos a hidrogénio (pilha de combustível), bem como híbridos e híbridos plug-in – oferece a oportunidade, para todos os clientes em mais de 170 países e regiões em todo o mundo onde a Toyota comercializa os seus automóveis, para reduzir a sua pegada de carbono hoje – independentemente das suas condições e necessidades diárias.

A Toyota também acredita firmemente que é muito cedo para se concentrar numa única solução de zero emissões e, portanto, está desenvolvendo simultaneamente a pilha de combustível de hidrogénio e tecnologia de motores a combustão de hidrogénio juntamente com a tecnologia para veículos elétricos a bateria.

Desenvolvimento do motor a combustão a hidrogénio através do automobilismo
Este ano, a Toyota, com a equipa Rookie Racing, participou de todas as corridas de resistência Super Taikyu no Japão com um GR Corolla H2 com motor a combustão a hidrogénio. Durante esse tempo, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, sob seu pseudónimo de mestre piloto 'Morizo', assumiu o volante em todas as corridas para avaliar e contribuir para o seu desenvolvimento.

Fora do Japão, em agosto deste ano, um veículo Toyota com motor a hidrogénio rodou pela primeira vez na via pública europeia quando o GR Yaris H2 foi testado numa demonstração no mundial de ralis (WRC) em Ypres, na Bélgica.

Esta atividade regular e intensa do automobilismo ajudou a acelerar a atividade de desenvolvimento e progressos técnicos. Por exemplo, ao longo de uma temporada do Super Taikyu, a Toyota conseguiu aumentar a potência do motor a combustão de hidrogénio em 24% e o binário em 33%, alcançando o avanço do desempenho dinâmico a par de um motor a gasolina convencional. Além disso, a autonomia foi ampliada em cerca de 30% e o tempo de reabastecimento reduzido de aproximadamente cinco minutos para um minuto e meio. Além do uso de hidrogénio, a Toyota está a trabalhar em conjunto com muitas partes interessadas nas áreas de produção e transporte de hidrogénio verde com a exigente envolvente do automobilismo na fase de testes, criando uma ampla gama de relacionamentos para além dos limites da indústria para ajudar a realizar uma sociedade neutra em carbono.

Concept Corolla Cross H2 com motor a combustão a hidrogénio
Este progresso tecnológico deu aos engenheiros da Toyota a confiança para criar um protótipo de um carro de estrada – o Corolla Cross H2 Concept.

Ao equipar o motor 1.6L Turbo de 3 cilindros do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogénio de alta pressão, precisamente da competição automóvel e adicionando o know-how de acomodação de tanques de hidrogénio do Mirai, a Toyota foi capaz de criar um protótipo de hidrogénio Corolla Cross H2 que pode transportar 5 passageiros e a suas bagagens. A avaliação deste concept no mundo real está a ser realizada juntamente com o desenvolvimento digital do modelo, e em breve irá iniciar testes de inverno no norte do Japão.

Os principais méritos da combustão a hidrogénio incluem a capacidade de alavancar tecnologias existentes de motores de combustão interna, tempos de reabastecimento rápidos e a clara redução no uso e necessidade de determinadas matérias-primas e “terras raras”, como o lítio e o níquel. Ao adaptar as tecnologias existentes e alavancar ainda mais os investimentos existentes, o motor a combustão a hidrogénio pode levar, mais rapidamente, a amplas e acessíveis soluções na redução de carbono.

Hoje, a Toyota está a cerca de 40% do caminho para a comercialização de produtos como o Corolla Cross H2 Concept. Ainda não é possível dizer se a tecnologia atingirá a maturidade para carros de estrada, mas sem dúvida que há uma clara oportunidade no automobilismo.