Toyota e Stellantis expandem parceria com novo furgão de grandes dimensões incluindo uma versão elétrica

• Toyota Motor Europe (TME) e Stellantis anunciam um novo acordo para veículos comerciais. Neste caso, um furgão de grandes dimensões para o mercado europeu.
  • O novo furgão de grandes dimensões completa a gama de furgões compactos e médios da Toyota no âmbito da parceria existente e reforça a escala de veículos comerciais ligeiros (LCV) da Stellantis na Europa, em conformidade com os seus objetivos Dare Forward 2030.

• Os clientes da Toyota terão o benefício da tecnologia de ponta de zero emissões da Stellantis, em cada segmento de LCV fornecido pela Stellantis.

AMSTERDÃO / BRUXELAS, 30 de Maio, 2022 – Stellantis N.V. e Toyota Motor Europe N.V. (TME) anunciaram hoje a expansão da sua parceria existente com um acordo para um novo veículo comercial – um furgão de grandes dimensões, incluindo uma versão elétrica a bateria. O novo veículo comercial, será o terceiro tipo de carroçaria ao abrigo do acordo, completando uma gama completa de Veículos Comerciais Ligeiros, com um furgão compacto, médio e agora um furgão de grandes dimensões.
Stellantis fornecerá à TME o novo Furgão Comercial de grandes dimensões para venda na Europa sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, Polónia e Atessa, Itália. Planeado para meados de 2024, o novo furgão de grandes dimensões marca a estreia da Toyota no segmento dos veículos comerciais de grande porte.

"A excelência operacional é por definição reconhecida neste acordo alargado", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está ainda a demonstrar a sua perícia no segmento dos veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia elétrica a bateria, construída para apoiar uma gama completa de necessidades. Este acordo reforça a nossa liderança na UE30 para LCV e veículos de baixas emissões e aproxima-nos mais da realização do nosso objetivo Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder mundial indiscutível de veículos comerciais ligeiros, em termos de tecnologia, fabrico, quota de mercado e rentabilidade".
A colaboração da Stellantis e da TME começou em 2012 com o LCV de tamanho médio da Toyota produzido na fábrica Hordain da Stellantis em França, seguida em 2019 por uma adição competitiva e apelativa ao segmento do LCV de tamanho compacto, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha. O anúncio do LCV de grandes dimensões hoje, aprofunda a colaboração permitindo à Toyota completar uma gama completa de LCV na Europa, ao mesmo tempo que permite a ambas as empresas beneficiarem da otimização do desenvolvimento e dos custos de produção.
"Estamos satisfeitos por podermos alargar esta parceria de sucesso através da introdução de uma novo veículo comercial – um furgão de grandes dimensões. Representa uma importante adição e completa a nossa oferta de comerciais ligeiros para os clientes europeus da Toyota. O novo LCV representará uma contribuição chave para os objetivos de crescimento da Toyota para a sua gama global de LCV, juntamente com a pick-up Hilux, Proace e Proace City, permitindo à Toyota fornecer uma solução de mobilidade em todos os segmentos do mercado de LCV", comentou Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.

Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é um dos principais fabricantes de automóveis do mundo e um fornecedor de mobilidade. As suas marcas históricas e icónicas encarnam a paixão dos seus fundadores visionários e clientes atuais nos seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move and Leasys. Movidos pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move - aspirando a tornar-se a maior empresa tecnológica de mobilidade sustentável, e não a maior, ao mesmo tempo que criamos valor acrescentado para todos os interessados, bem como para as comunidades em que opera. Para mais informações, visite www.stellantis.com.
Contactos Stellantis:

Toyota Motor Europe NV/SA (TME) supervisiona as vendas por grosso e a comercialização dos veículos Toyota, GR (Gazoo Racing) e Lexus e de peças e acessórios, bem como as operações europeias de fabrico e engenharia da Toyota. A Toyota emprega diretamente mais de 27.000 pessoas e já investiu mais de 10 mil milhões de euros na Europa desde 1990. As suas nove fábricas europeias estão localizadas em Portugal, Reino Unido, França, Polónia, República Checa, Turquia e Rússia. Atualmente, existem aproximadamente 16,5 milhões de veículos Toyota, GR e Lexus nas estradas europeias, cujos condutores são apoiados por uma rede de 28 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas e cerca de 2.800 pontos de venda a retalho em 53 países (UE, Reino Unido, países da EFTA + Rússia, Israel, Turquia e outros países da Europa de Leste). Em 2021, a TME vendeu 1.076.300 veículos na Europa por uma quota de mercado de 6,4%. Para mais informações, visite Facts & Figures (toyota.eu)  and www.toyota-europe.com.

A Toyota acredita que quando as pessoas estão livres para se mudarem, tudo é possível. Na busca da "Mobilidade para Todos", a Toyota pretende criar uma mobilidade mais segura, mais conectada, inclusiva e sustentável para alcançar a sua missão de produzir "Felicidade para Todos". Na Europa, a TME lançou a marca de mobilidade KINTO, que oferece uma gama de serviços de mobilidade em 14 países, e está a aumentar as suas vendas business-to-business de produtos de células de combustível com emissões zero e apoio de engenharia. Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Toyota está a trabalhar para alcançar a neutralidade de carbono em todo o seu negócio em toda a Europa. Líder histórico em redução de CO2 na Europa, a TME pretende atingir uma redução de 100% de CO2 em todos os novos veículos na Europa Ocidental até 2035 e continuará a oferecer uma gama completa de grupos eletrificados a clientes em toda a região com os seus veículos elétricos híbridos, híbridos plug-in, a bateria e a célula de combustível. Quando se trata de sustentabilidade, a Toyota está empenhada em ir além.

Contactos Toyota Motor Europe: