TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal determinada em alcançar bons resultados em Portimão

TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal - O Autódromo Internacional do Algarve é o próximo destino para a dupla Carlos Vieira / Bernardo Sousa, focada nos primeiros lugares ao volante do GR Supra GT4 Evo.

24 de outubro, 2024 - Os calendários das competições nacionais e internacionais aproximam-se do fim e a emoção das lutas em pista é cada vez maior. O Autódromo Internacional do Algarve é o próximo destino da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal, para uma jornada que conta para três competições: Campeonato de Portugal de Velocidade (penúltima jornada), Iberian Supercars (última jornada) e Supercars Jarama RACE (última jornada).

Com uma lista de inscritos impressionante, que nos dará 43 carros em prova, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal entra no lote das favoritas aos primeiros lugares, num plantel muito competitivo, onde as margens são muito curtas.

A grande novidade para este fim de semana é o regresso de Bernardo Sousa, depois da ausência em Valência. Sousa volta assim aos comandos do GR Supra GT4 EVO, ao lado de Vieira, uma dupla que já venceu este ano e tem sido constantemente das mais rápidas.

Bernardo Sousa não escondeu o entusiasmo por regressar às corridas, depois de um curto afastamento:
“Estou muito contente por estar de regresso ao volante do GR Supra GT4 EVO. Já tinha saudades desta máquina e venho muito motivado para esta ronda. Portimão será mais um grande desafio, sendo a nossa primeira vez com o GR Supra GT4 na pista algarvia. Certamente que queremos voltar aos bons resultados e às boas exibições, à imagem do que fizemos no Estoril. Teremos de estar atentos à meteorologia que nos pode pregar uma partida. Temos trabalhado muito e estamos confiantes de que podemos ter um bom resultado.”

Carlos Vieira também quer iniciar esta reta final da melhor forma, depois de um fim de semana mais difícil em Valência
“É bom ter o Bernardo de novo connosco. O fim de semana de Valência foi complicado e não atingimos os objetivos que queríamos, mas sabemos que estes percalços acontecem nas corridas. Em Portimão, temos uma nova oportunidade de lutar pelas primeiras posições, numa pista exigente. Temos carro, equipa e pilotos para estar nos primeiros lugares e vamos lutar por isso.”

O Circuito Internacional do Algarve é uma das melhores infraestruturas do mundo para a prática dos desportos motorizados. Com uma extensão de 4,653 quilómetros, a pista apresenta 15 curvas (a grande maioria delas é cega) e alterações significativas de elevação, numa montanha-russa elogiada por todos. Inaugurado em 2008, o Autódromo já acolheu grandes eventos de desportos motorizados, incluindo a Fórmula 1 e o MotoGP, além do ELMS e do WEC, onde a Toyota Gazoo já venceu em 2021 e 2023.

Na sexta-feira, os trabalhos começarão, com os Treinos Livres 1 e 2 agendados para as 09:45 e 15:00. No sábado, as qualificações deverão começar a partir das 16:10, com duas sessões que definem as grelhas para as duas corridas. No domingo, a Corrida 1 está agendada para as 09:00 e a Corrida 2 deverá acontecer às 15:50.

Toyota Customer Racing - Na luta pelo título
Não será só a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal a estar na luta pelas primeiras posições nas duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve. Voltaremos a ter quatro Toyota GR Supra GT4 EVO em pista, um deles envolvido na discussão do título.

O GR Supra GT4 EVO da Speedy Motorsport, pilotado por César Machado e Jan Duran, lidera o Iberian Supercars com alguma margem e está na luta pelo título no Supercars Jarama RACE. Assim, a Speedy Motorsport poderá levar para casa dois títulos no fim de semana de Portimão, podendo dar também um passo importante na conquista do campeonato nacional. Ainda na Speedy Motorsport, Luis Liberal regressa aos comandos do segundo  GR Supra GT4 EVO da equipa de Pedro Salvador, depois da ausência na ronda de Valência.

Na Batina Racing, o foco estará na continuação do trabalho de adaptação. O fim de semana de Valência foi o primeiro verdadeiro ensaio da equipa com esta nova máquina. Há todo um trabalho de adaptação e habituação a fazer, mas os primeiros dados foram deveras animadores e não deverá ser preciso muito tempo para que esta estrutura se junte às lutas pelos primeiros lugares.

Toyota GR Supra GT4 - Em busca da perfeição
A postura da Toyota no desporto motorizado reflete a filosofia da marca nos seus veículos para a estrada. E o Toyota GR Supra GT4 é um dos porta-estandartes do que de melhor a marca nipónica faz. Mais do que a qualidade do produto final, destaca-se a vontade de continuar a melhorar um carro já com provas dadas.

O GR Supra GT4 é um carro de competição desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH, baseado no GR Supra. Equipado com um motor três litros de seis cilindros turbo, capaz de debitar 430 CV (dependendo do Balance of Performance), foi concebido para equipas de corrida privadas. Enquadra-se na categoria GT4, conhecida pela sua acessibilidade e facilidade de entrada. O seu lançamento foi feito em 2020 e foi necessário menos de dois anos para ter mais de cinco dezenas de unidades vendidas um pouco por todo o mundo.

Apesar da excelente aceitação do carro, os engenheiros da Toyota continuaram o trabalho de desenvolvimento. O novo GR Supra GT4 EVO apresentou como evoluções um sistema de travagem melhorado, definições de ABS atualizadas, amortecedores KW e uma barra estabilizadora revista para um melhor comportamento e velocidade em curva. O motor turbo de 3,0 litros e seis cilindros passou a debitar mais potência (450 CV), uma curva de binário foi otimizada e foi promovido um melhor arrefecimento para tempos de volta mais rápidos. É esta versão que a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal, a Speedy Motorsport e a Batina Racing usam no Campeonato de Portugal de Velocidade e no Iberian Supercars.

Em 2023, já 100 unidades do GR Supra GT4 tinham sido vendidas. Até essa altura o carro contava com 625 participações em 317 corridas em todo o mundo, tendo obtido 79 vitórias na classe, 20 vitórias na geral e 207 subidas ao pódio.

Mas a Toyota não descurou a evolução deste modelo e em 2025 estará disponível o GR Supra GT4 EVO 2. O EVO2 foi objeto de melhorias fundamentais para melhorar o desempenho e a facilidade de condução. Os mapas do ABS foram afinados para otimizar a travagem e as curvas com base no desgaste dos pneus e nas condições da pista. O tempo de redução das mudanças de velocidade foi reduzido através de atualizações de software para um melhor controlo da desaceleração e da velocidade em curva. O arrefecimento do motor, dos travões e do sistema de transmissão foi melhorado e as temperaturas do cockpit foram otimizadas para proporcionar conforto em condições difíceis. Estas atualizações tornam o carro mais acessível para os pilotos amadores, mantendo a precisão exigida pelos pilotos profissionais.

Em quatro anos, duas atualizações, num carro que já venceu um pouco por todo o lado. A Toyota aposta sempre na busca da perfeição e o GR Supra GT4 é a prova disso.

TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal com grande evento de apresentação
A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal vai estar presente em força no Autódromo Internacional do Algarve. Além da apresentação do Projeto Competição GT4 à imprensa, haverá também a apresentação da equipa TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal, que além da competição em circuitos, está também presente no TT e iniciou recentemente a sua participação nos ralis. Um projeto abragente no panorama nacional e ibérico e uma aposta forte no desporto motorizado, veículo ideal para transmitir os valores fundamentais da marca.

Além disso, haverá também a apresentação do novo GR Yaris, um hot hatchback concebido a pensar nos ralis, lançado em julho de 2021. Possui um motor de 3 cilindros turbo de 1,6 litros com 280 cv e 390 Nm, capaz de fazer dos 0-100 km/h em cerca de 5,2 segundos. Esta versão melhorada conta com várias atualizações que melhoraram a dinâmica e a performance deste já icónico carro.

Para saber mais sobre a Toyota, consulte: https://www.toyota.pt

Instagram: https://www.instagram.com/toyotagazooracingcaetano_pt/
Facebook: TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal