TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Sergi Francolí e o GR Yaris brilham no Rallyshow de Madrid

Caso não consiga visualizar correctamente esta notícia clique aqui.

• O campeão do TOYOTA GAZOO Iberian Cup impôs-se também no Rallyshow Comunidad de Madrid-RACE, a última prova do ano.

• Madrid confirma o sucesso vivido, nesta que foi a primeira edição do Trofeu monomarca.

• O GR Yaris RZ com o qual se vai disputar o troféu em 2023, esteve presente pela primeira no Circuito de Jarama.

18 de dezembro de 2022 - O Rallyshow Comunidad de Madrid-RACE, disputado ontem, era a última data prevista no calendário da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup. De realçar que apesar de ser um evento com presença obrigatória para os pilotos que participaram no troféu, o mesmo não atribui pontuação para o campeonato, e por esse motivo alguns dos pilotos aproveitaram a oportunidade para reservar o banco do lado direito para proporcionar a experiência da competição a convidados, numa jornada com aroma a celebração final.

Na zona adjacente ao estádio do Circuito de Jarama foi desenhado um percurso com 1,1 quilómetros, com percurso misto de terra batida e asfalto, no qual eram cumpridas duas voltas pelos pilotos, disputando em simultâneo um duelo com outro piloto. O sol marcou presença durante toda a jornada, contudo com a chuva recente, o piso apresentou-se com muita lama.

Bem cedo pela manhã disputaram-se as mangas de classificação, as únicas que se realizavam individualmente por forma a ficar definido quais os quatro pilotos que avançavam para o quadro final.

Sergi Francolí (CSM Automoció) realizou o melhor tempo; o segundo foi Dani Berdomás (Grupo Breogán), seguido de Fran Cima (Asturhíbrido), que regressou após ausência nas últimas provas, e o grupo ficou completo com Miguel Campos (Inside Motor).

Após esta ronda de classificação, ficaram pelo caminho Rubén Muñoz (CSM Automoció), Vítor Calisto (Inside Motor), Oriol Comabella (Team’s Motor) e Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing).

Desta forma, nas meias-finais Sergi Francolí (CSM Automoció) disputou a sua prova cara a cara com Fran Cima (Asturhíbrido), enquanto Dani Berdomás (Grupo Breogán) mediu forças com Miguel Campos (Inside Motor). Do primeiro confronto saiu vencedor Francolí, e no segundo quem levou a melhor foi Campos.

E assim, a grande final do Rallyshow Comunidad de Madrid-RACE, que se disputou à melhor de duas mangas, foi uma ocasião única para presenciar o confronto entre o vencedor de 2022 da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup e o vice-campeão da mesma, num bonito duelo. Com o público já colocado e expectante nas zonas de segurança, começava a ação, e foi Sergi Francolí (CSM Automoció) a garantir a primeira vitória na manga inicial. O resultado acabou por se repetir na segunda passagem, confirmando a vitória de Sergi Francolí. Fran Cima (Asturhíbrido), devido ao bom tempo obtido na manga em que defrontou Francolí, garantiu a terceira posição final ocupando o degrau mais baixo do pódio final.

Para além da emoção com os pilotos, durante o evento foi possível ver no Circuito de Jarama e em estreia absoluta, duas unidades do Toyota GR Yaris RZ, uma com especificações de terra batida e a outra de asfalto, argumentos técnicos com os quais se competirá na época de 2023 do troféu, e que captaram a atenção de pilotos e equipas presentes no evento madrileno.

Ainda no dia de sábado, realizou-se igualmente o jantar de gala organizado no Motor & Sport Institute, durante o qual foram entregues os prémios finais e uma placa comemorativa a todas as equipas que integraram a primeira edição da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

O Trofeu monomarca TOYOTA vai regressar em março de 2023, com o calendário proposto a compreender oito ralis, 4 em Portugal e mais 4 em Espanha. Voltará a ser um campeonato misto quanto aos tipos de piso, com ralis em terra batida e também em asfalto, colocando à prova o talento dos pilotos. Os interessados já têm à sua disposição na página de internet oficial da taça, toda a informação necessária para formalizarem a sua inscrição neste troféu monomarca organizado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota España e pela MSI.

Mais informação em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/

Siga-nos nas redes sociais:
INSTAGRAM:   @tgr_iberiancup
FACEBOOK:     @TGRIberianCup
TWITTER:         @iberiancup_tgr

Para mais informação veja o pdf anexo.