TOYOTA GAZOO Racing vence na Croácia - Rovanperä, de 21 anos, triunfa pela quarta vez na sua carreira

24 de abril 2022 - A TOYOTA GAZOO Racing vence o Rali da Croácia e Kalle Rovanperä aumenta a sua liderança no Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA. O jovem finlandês andou na frente praticamente todo o fim de semana, no entanto, arrancou para a derradeira PowerStage, a 1,4 segundos da liderança. Com apenas 21 anos, mostrou porque é candidato ao título, conseguindo um tempo avassalador ao volante do GR Yaris Rally1, numa especial histórica para o WRC.

Com esta vitória no Rali da Croácia, a terceira prova do Campeonato Mundial de Ralis da FIA de 2022, a dupla, Kalle Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen, alcançaram a sua quarta vitória no WRC. Chegam assim à próxima prova em Portugal com 29 pontos de avanço no campeonato de pilotos.

Num rali em que tinha pouco conhecimento das especiais, depois de ter uma estreia pouco feliz no WRC em 2021, Rovanperä esteve em excelente forma durante todo o fim-de-semana. Na sexta-feira 22 de abril, o primeiro dia da prova foi muito afetado pela chuva, e a dupla Rovanperä/Halttunen, aproveitou ao máximo a sua posição na frente para ganhar seis das oito especiais e ganhar uma vantagem de mais de um minuto sobre os seus rivais. Grande parte desta vantagem foi perdida no sábado de manhã, quando teve que abrandar, devido a um pneu danificado, mas nunca baixou os braços e conseguiu mais uma vitória na especial, ao final do dia, assumindo uma vantagem de quase 20 segundos ao entrar no dia decisivo da prova.

Continuou rápido até à primeira especial de domingo prolongando a sua vantagem em mais 10 segundos, mas a meteorologia trouxe mais uma reviravolta, com uma forte chuvada a afetar a penúltima especial. Em condições escorregadias e com dois pneus de chuva e dois pneus compostos duros, Rovanperä estava em desvantagem contra aqueles que tinham pneus macios, perdendo a liderança à geral por apenas 1,4 segundos para o seu rival mais próximo (Ott Tänak).

A luta épica pela vitória surge na fase final do rali, onde as condições eram secas e ensolaradas - embora com muita lama arrastada para a estrada, (como tinha sido o caso em várias fases da prova). Novamente numa combinação de pneus de chuva e duros, Rovanperä mostrou toda a sua mestria aos comandos do GR Yaris híbrido, sendo 5,6s mais rápido em 14.09 Km do que Tänak e deixou o terceiro classificado a 21.9s, selando com chave de ouro a sua segunda vitória consecutiva, obtendo o número máximo de pontos. Esta é a quarta vitória da sua carreira do WRC - tudo no espaço de nove provas - e a sua primeira em asfalto.

Elfyn Evans perdeu cerca de dois minutos na sexta-feira de manhã, quando terminou duas especiais com um pneu fora da jante. Após duas vitórias em duas especiais, terminou a prova na quinta posição e conseguiu a terceira posição na Power Stage, marcando alguns pontos importantes no campeonato de pilotos e de fabricantes. A TOYOTA GAZOO Racing chegará ao Rali de Portugal como líder na classificação de fabricantes, com 42 pontos de avanço.

Esapekka Lappi perdeu a maior parte do primeiro dia, depois de bater numa grande rocha, na fase de abertura, o que danificou a suspensão do seu carro. Depois de ter reiniciado no sábado, mostrou-se rápido na sua primeira prova em asfalto no GR YARIS Rally1, vencendo quatro especiais ao longo do fim-de-semana. Entre as suas três tripulações, a Toyota venceu 14 das 19 especiais do rali, confirmando a velocidade do novo GR YARIS Rally1.

O piloto do programa de desafio TGR WRC, Takamoto Katsuta terminou um lugar atrás de Evans em sexto, marcando mais uma vez pontos para o TGR WRT Next Generation.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA CROÁCIA (Informação de domingo 16:00 www.WRC.com)
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 2h48m21.5s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +4.3s