António Loureiro distinguido como Associado Honorário da APAVT

Diretor regional da Travelport Portugal, Brasil e Espanha recebeu homenagem inédita pelo seu trabalho em prol do turismo nacional

António Loureiro, diretor regional da Travelport Portugal, Brasil e Espanha, foi homenageado no decorrer do XXXIX Congresso da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), que decorreu na ilha Terceira, nos Açores. O responsável foi agraciado como Associado Honorário da APAVT pelo seu papel em prol do turismo nacional, sendo a primeira vez que a entidade atribuiu este tipo de distinção.

A Travelport integra o sistema de reservas de viagens Galileo utilizado pela grande maioria das agências de viagem nacionais, sendo responsável pela implantação da maior rede de dados ao serviço do turismo português. António Loureiro assumiu o cargo de diretor da Travelport Portugal em 1999. Os bons resultados alcançados pelo gestor português fizeram com que fosse convidado a coordenar os destinos da multinacional também no Brasil e em Espanha. Na Travelport desde o ano 1992, altura em que desempenhava a função de coordenador de Migração de Sistemas, António Loureiro foi diretor de Marketing e Vendas, antes de assumir a direção-geral da empresa.

“Gestores normais gerem relações entre empresas e clientes, mas gestores excecionais, como António Loureiro, percebem que o que existe para gerir, dos dois lados, são, acima de tudo, pessoas. O António Loureiro ficará na história dos agentes de viagens, dos últimos 20 anos. Todos lhe estamos gratos, tanto pelos negócios em que participou e que proporcionou, como pelo seu exemplo de constante lealdade e proatividade”, refere Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT. Cecília Meireles, ex-secretária de Estado do Turismo, António Azevedo, presidente da ABAV, e Mário Carvalho, director da TAP no Brasil, foram as restantes personalidades às quais foi atribuído o estatuto de associado honorário da APAVT.

Percurso profissional de António Loureiro

Os primeiros passos do percurso profissional de António Loureiro foram dados na área das publicações, seguindo-se uma incursão num setor bem diferente: o transporte aéreo, com a assunção do cargo de técnico comercial na companhia LAR (Ligações Aéreas Regionais). Em 1986, é chegada a ocasião de abraçar um novo desafio, desta feita nos Açores. Durante dois anos, António Loureiro assume, no arquipélago, a representação de várias companhias áreas norte-americanas, entre as quais a American Transair. Segue-se um regresso à LAR e com ele uma nova responsabilidade: a do controlo operacional da companhia, cargo que ocupa durante quatro anos.

Recentemente, assumiu a função de vogal do novo Conselho Diretivo da Confederação do Turismo Português. O diretor regional da Travelport Portugal, Brasil e Espanha assume, juntamente com a restante equipa, a defesa e promoção do debate em torno das problemáticas inerentes ao crescimento sustentado da economia do turismo, assim como a definição de estratégias que afirmem o setor como um importante motor de competitividade e desenvolvimento económico do país.

A Travelport é uma companhia de serviços de dimensão mundial, líder de transações eletrónicas, fornecendo soluções para empresas que operam na indústria global de turismo. Presente em 160 países, e com cerca de 3.500 colaboradores, a multinacional regista receitas na ordem dos 2,2 biliões de dólares. A Travelport integra os sistemas de distribuição global Galileo e Worldspan e a Airline IT Solutions, que aloja aplicações cruciais e promove soluções corporativas e análise de dados para as maiores companhias aéreas. A Travelport detém 48 por cento da Orbitz Worldwide, companhia de viagens on-line e uma das líderes no segmento. A Travelport é uma companhia privada detida pelas seguintes entidades: The Blackstone Group, One Equity Partners, Technology Crossover Ventures e administração da Travelport. As acções da Travelport podem ser seguidas em www.twitter.com/travelport.

Informações à comunicação social e imagens em alta resolução:
www.centraldeinformacao.pt (Sala de Jornalistas | Travelport)