Talk Talk Talk: Três dias de conversas à volta do mundo

26 a 28 de Outubro
Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2

Entre 26 e 28 de Outubro a sexta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, Terra, apresenta Talk Talk Talk, um ciclo de conferências com figuras nacionais e internacionais, que vão da arquitectura à agricultura, antropologia ou ao activismo social, entre as 18h00 e as 21h30, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na quarta-feira 26, o primeiro momento deste ciclo reúne vozes com saberes disciplinares complementares para pensar o porquê da importância de construir uma visão crítica e holística dos problemas transversais que enfrentamos.

Através de um diálogo irreverente e reivindicativo entre Arjun Appadurai (antropólogo e professor) e Alexander D’Hooghe (urbanista e investigador) e Keller Easterling (arquitecta e escritora), com moderação de Marta Sequeira (arquitecta e investigadora), o primeiro dia das Talk Talk Talk é dedicado a uma abordagem mais holística dos temas relativos ao tópico Terra, em torno do Sobre e do Porquê.

Desafiamos personalidades de renome de diferentes campos disciplinares a partilharem a sua visão sobre a importância da reflexão proposta na 6.ª edição da Trienal. Numa perspectiva interdisciplinar, abordam-se igualmente o humanismo, a ecologia, as políticas, as questões do urbanismo, os recursos, etc., em relação com a arquitectura no seu sentido mais lato e abrangente.

Na quinta, 27 de Outubro, a pergunta central é: como reimaginar os instrumentos da arquitectura em prol da economia circular?

Com Marc Angélil (investigador e professor), Charlotte Malterre-Barthes (arquitecta e investigadora), Rahul Mehrotra (urbanista e professor) e com moderação do curador e autor Pedro Gadanho, a sessão traz a debate as responsabilidades e oportunidades para a arquitectura, numa perspectiva ampla, face à emergência ecológica no planeta.

O último dia das Talk Talk Talk, 28 de Outubro, sexta-feira, é dedicado às comunidades para quem soluções arquitectónicas são mais urgentes através de práticas que procuram recuperar o equilíbrio em ecossistemas sociais e ambientais diversos, numa viagem entre o Brasil, Países Baixos e Índia.

Anupama Kundoo (arquitecta e professora), Erik Stenberg (arquitecto e urbanista), Ernst Götsch (agricultor e investigador) e Marc Leiber (agrónomo e consultor) juntam-se à moderadora Inês Dantas (professora e investigadora) para apresentar exemplos recentes com particular atenção aos contextos, recursos e processos que dão pistas valiosas para uma verdadeira mudança à escala global.

Neste mesmo dia, antecedendo a sessão, entre as 14h30 e as 17h30, a imprensa está convidada para um encontro com as curadorias gerais da Trienal de Lisboa 2022, as curadorias das quatro exposições centrais e os conferencistas participantes nas Talk Talk Talk. O encontro acontece na Trienal de Lisboa (Palácio Sinel de Cordes, no Campo de Santa Clara, 142) e agradecemos a confirmação prévia para imprensa@trienaldelisboa.com.

No fim-de-semana que se segue, a Trienal de Lisboa organiza também visitas comentadas em inglês pelas respectivas curadorias das quatro exposições centrais. Um olhar pessoal que revela todo o processo de pesquisa, o desenvolvimento da narrativa e a selecção dos conteúdos de cada uma.

Sábado, 29 de Outubro

11h no MNAC, Galeria Millennium bcp
Visita a Multiplicidade por Vyjayanthi Rao (em inglês)

13h no MAAT – Central Tejo
Visita a Retroactivar por José Pablo Ambrosi & Loreta Castro Reguera (em inglês)

15h no CCB — Garagem Sul
Visita a Ciclos por Pedro Ignacio Alonso (em inglês)

Domingo, 30 de Outubro

11h na Culturgest - Fundação CGD
Visita a Visionárias por Anastassia Smirnova (em inglês)

Biografias do painel de conferencistas

Arjun Appadurai
Arjun Appadurai é antropólogo sociocultural e um teórico reconhecido da globalização, das cidades, do design e da violência social. É editor e ilustre professor convidado do Instituto Max Planck de Antropologia Social em Halle, Alemanha, e Professor Emérito da Universidade de Nova Iorque. A par da sua carreira académica, ocupou cargos de consultoria para a ONU, UNESCO, Banco Mundial, Museu Guggenheim, Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha entre outras organizações públicas e privadas. Em 2021, foi-lhe atribuído o Prémio Presidencial da Associação Americana de Antropologia.

Erik Stenberk
Erik Stenberk é arquitecto e professor associado de Arquitectura no KTH, em Estocolmo. Actualmente lecciona o atelier de mestrado "Muddy e Motley Mass Housing for Millions of Homes", participando em iniciativas de investigação europeias e regionais e conduzindo pesquisas sobre habitação. Publicou recentemente Structural Systems of Swedish Mass Housing (2020) e foi co-editor do livro Sustainability in Scandinavia Architectural Design and Planning (2018). Desde 1999 que se dedica também à prática, investigação e política de reestruturação das áreas residenciais modernistas pós-guerra em larga escala da época do Programa Milhão (Miljonprogrammet) na Suécia.

Charlotte Malterre-Barthes
Arquitecta, urbanista, académica e editora, Charlotte tem um mestrado da ENSA-Marseille e um doutoramento da ETH Zurich. É professora assistente de Design Urbano na Harvard Graduate School of Design desde o Outono de 2022, e também ensina no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Lausanne. Defende a prática estratégica e responsável do design, com os aspectos urgentes da urbanização contemporânea, extracção de materiais e emergência climática no foco do seu trabalho. Em 2021, lançou a iniciativa "A Global Moratorium on New Construction" [Uma Moratória Global sobre Novas Construções], argumentando a favor de alterações aos actuais protocolos de construção.

Alexander D'Hooghe
Alexander D'Hooghe é fundador e director de estratégia da ORG Permanent Modernity e da Solv. Antigo professor agregado do MIT, tem experiência em grandes projectos de infra-estruturas multifuncionais e planos directores, com ênfase na resiliência, indústria e inovação. Criou recentemente a Solv, uma empresa que desenvolve métodos de aprendizagem automática para minimizar o risco e maximizar o impacto de grandes investimentos disponíveis no mercado global. É presidente do conselho de administração do grupo de reflexão "Itinera", sediado em Bruxelas.

Keller Easterling
Keller Easterling é arquitecta, investigadora e professora em Yale. Os seus livros incluem, Medium Design (Verso 2021), Extrastatecraft: The Power of Infrastructure Space (Verso, 2014), Subtraction (Sternberg, 2014), Enduring Innocence: Arquitectura Global e as suas Mascaradas Políticas (MIT, 2005) e Espaço de Organização: Paisagens, Auto-estradas e Casas na América (MIT, 1999). Easterling participou nas edições da Bienal de Arquitectura de Veneza entre 2014 e 2018. Em 2019 foi premiada como uma das United States Artist Fellow in Architecture and Design e com o Prémio Blueprint de pensamento crítico.

Anupama Kundoo
Arquitecta e professora. Em 1990, a sua prática ganha um reconhecimento internacional pelo seu forte foco na investigação e experimentação com materiais, promovendo uma arquitectura de reduzido impacto ambiental que tem uma capacidade de se adequar a diferentes contextos sócio-económicos. Kundoo construiu extensivamente na Índia e investiga e ensina numa enorme variedade de contextos culturais em todo o mundo. Em 2013, recebeu uma menção honrosa no ArcVision International Prize for Women in Architecture pela 'sua dedicação em abordar o problema da acessibilidade da construção e da sustentabilidade em todos os aspectos'. É co-curadora da sala dedicada à obra de Roger Anger na exposição Visionárias.

Marc Angélil
Sócio fundador da agps architecture, em Los Angeles e Zurique, Marc Angélil concebeu projectos como a sede da União Internacional para a Conservação da Natureza em Gland/Genebra, a infra-estrutura do teleférico de Portland, no Oregon, o terminal intermédio do aeroporto de Zurique e o Guggenheim Helsinki. O seu atelier foi mais recentemente aclamado pelo rancho isolado na Califórnia. É professor na ETH Zurique e autor de vários livros sobre transformações e territórios urbanos. A sua última publicação é Mirroring Effects: Tales of Territory. Faz parte do conselho de administração da Holcim Foundation for Sustainable Construction.

Rahul Mehrotra
Urbanista e professor, Rahul Mehrotra é fundador do atelier de arquitectura RMA Architects, sediado em Mumbai e Boston. Presidente do Departamento de Planeamento e Design Urbano da Harvard Graduate School of Design (GSD) em Massachusetts. Tem sido um dos activistas pela declaração de distritos urbanos como áreas de conservação, em Mumbai, e foi director executivo do Urban Design Research Institute (UDRI - 1994-2004), onde hoje é curador. Mehrotra tem participado activamente em assuntos cívicos e urbanos na sua cidade natal.