Universidade de Coimbra apresenta livro sobre tempestades de fogo

Report this content

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai realizar na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a apresentação do livro “O que devo saber sobre tempestades de fogo”.

A sessão de apresentação da obra, produzida no âmbito do projeto “FireStorm”, coordenado pelo professor Domingos Xavier Viegas do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC, terá lugar pelas 15h, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF/ADAI), no Aeródromo da Lousã.

Este evento conta com a presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, do vice-reitor para a Investigação da Universidade de Coimbra, João Ramalho Santos, do Diretor da FCTUC, Edmundo Monteiro, do presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis, do vice-presidente da Câmara Municipal da Lousã, Ricardo Fernandes, do Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra (ANEPC), Carlos Tavares, e do presidente do ForestWISE, Carlos Fonseca, bem como representantes do ICNF, da GNR, do IPMA e da AGIF.

«Esta obra, cuja apresentação ficará a cargo do presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Duarte Caldeira, foi redigida pelos investigadores do projeto e destina-se a facultar aos cidadãos comuns, mesmo sem grande preparação científica, um conhecimento geral sobre os processos que ocorrem nos grandes incêndios florestais que assolam Portugal e outros países. A edição técnica do livro esteve a cargo da LIDEL», revela Domingos Xavier Viegas.

«No âmbito do projeto FireStorm foram desenvolvidos diversos estudos orientados a melhorar a compreensão dos fenómenos associados à ocorrência dos grandes incêndios, às condições meteorológicas que os favorecem, à sua rápida progressão e à dispersão do fumo, tendo em vista melhorar a nossa capacidade de os prever, evitar e combater com mais segurança. Os incêndios ocorridos em Portugal, em 2017, foram um objeto particular da investigação realizada», conta o catedrático da FCTUC.

Este projeto, coordenado pela ADAI, foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e teve a participação de investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Superior Técnico (IST).

A participação no evento é livre, mas requer inscrição sujeita a confirmação até amanhã, dia 27 de fevereiro, através deste link