Universidade Europeia recebe avaliação máxima da A3ES

Informação disponível neste LINK

Universidade Europeia recebe avaliação máxima da A3ES

A Universidade Europeia acaba de receber a avaliação máxima possível, correspondente a 6 anos, sem qualquer condição, no âmbito do processo de Avaliação Institucional realizado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O resultado é fruto de um trabalho contínuo ao longo dos últimos anos e reflete a missão de qualidade em todas as áreas da Universidade Europeia que culminam num processo de avaliação também ele muito rigoroso e exigente.

Na avaliação externa é destacada a “oferta educacional da Universidade Europeia [que] está muito alinhada com o valor institucional de inovação, especialmente no que diz respeito ao modelo de aprendizagem experiencial e ao investimento na educação a distância”. A CAE ficou “impressionada com a ênfase dada à experiência educacional dos estudantes, bem como evidências de excelência em determinadas áreas.”

A reacreditação pelo período máximo e sem condições pela A3ES põe em evidência o contributo ativo que a Universidade Europeia tem vindo a dar à sociedade nos últimos 10 anos, cumprindo, com elevados padrões de qualidade, o seu papel de ensino, investigação e transmissão de conhecimento.

Esta avaliação, coloca-se como um resultado histórico para a Universidade Europeia. No contexto de uma universidade com apenas 10 anos de existência, enquanto tal, este marco é uma conquista de todos e reflete a qualidade do nosso caminho, destacando o desempenho excecional de todos os envolvidos na missão da Universidade Europeia”, afirma a reitora, Hélia Gonçalves Pereira, acrescentando que “O modelo académico da Universidade Europeia é um elemento crucial para o sucesso do nosso projeto. Esta avaliação confirma que, apesar dos enormes desafios colocados à educação, estamos seguramente no caminho certo”.

A avaliação institucional, realizada pela A3ES a cada seis anos, é um instrumento de melhoria contínua do sistema nacional de ensino superior, abrangendo a totalidade das diversas instituições (públicas e privadas, politécnicas e universitárias). O processo teve início com o relatório de autoavaliação, seguindo-se a visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) em novembro de 2023. A avaliação institucional, prevista no Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior, destina-se a avaliar cada Instituição, nos diversos aspetos em que desenvolve a sua atividade: projeto educativo, científico e cultural; solidez da oferta formativa; integração dos estudantes nos processos de ensino, de investigação e de transferência de conhecimento; fomento da investigação científica; grau de cooperação externa e de internacionalização; gestão de recursos.

Sobre a Universidade Europeia

A Universidade Europeia é uma universidade inovadora, internacional e multidisciplinar que tem como missão formar líderes e profissionais preparados para responder às necessidades de um mundo global, através de um modelo académico avançado de aprendizagem experiencial, com uma estreita ligação ao mercado e às empresas. Através desta abordagem de ensino inovadora, os estudantes embarcam numa jornada única que os prepara para as profissões do futuro.

Com uma oferta educativa diversificada de Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Formação de Executivos, nas áreas de conhecimento da Gestão, Direito, Turismo, Gestão do Desporto, Design, Comunicação, Engenharia e Ciências da Saúde, a Universidade Europeia proporciona uma experiência de estudo vibrante e internacional nos seus campus em Lisboa ou através da UE Online, a Faculdade online privada líder em Portugal.

Para mais informações sobre a Universidade Europeia: www.europeia.pt

Tags: